Frei José Carlos de Oliveira, OFM-CAP celebra 25 anos de inspiração franciscana

Frei José Carlos de Oliveira, OFM – Cap, o Frei Zeca como é conhecido, é filho de Francisco Antônio de Oliveira Filho e Terezinha Ramos de Oliveira. Nasceu em Dracena, interior de São Paulo, em  dois de setembro de 1969.

Quando jovem era muito atuante na comunidade, atuava na catequese e grupo de jovens quando decidiu fazer o encontro vocacional com os capuchinhos, pois eram a ordem religiosa que cuida até hoje da paróquia em que frequentava.

Aos dezoito anos decidiu realizar o processo de discernimento vocacional, em meados de 1989 foi para o seminário em Piracicaba, sendo acompanhado pelos frades.

Em 03 de Maio de 1997 foi ordenado presbítero pelo bispo de Marília, na época Dom Osvaldo Giuntini, tendo como lema “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração”, Isaías 57,15. Frei Zeca nos conta porque decidiu ser franciscano: “ Eu escolhi ser franciscano um pouco pela convivência com os frades, pois eram  eles que estavam na nossa diocese, mas sobretudo pela proposta de São Francisco, da fraternidade, e por essa proposta missionária, por tudo isso assim que que inspira a gente. Da igreja,  dos pobres, das pessoas que precisam assim de mim, porque como eu trabalhava, estudava, não tinha tempo disponível e queria me dedicar a isso a esse trabalho de  participação, de uma vida mais intensa na igreja. E os frades foram me indicando o caminho, e então quando eu me ordenei diácono já fui transferido para Cândido Mota na Diocese de Assis.”

Em toda trajetória dos vinte e cinco anos de ordenação, Frei Zeca atuou em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, ficando por seis anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Sendo então transferido para o interior de São Paulo, na cidade de Penápolis, ficando por três anos.

Se mantendo na rota do interior, esteve também por três anos na cidade de Birigui, retornando para como pároco para a zona leste, na mesma paróquia. Após a experiência vivida na comunidade foi transferido para a Paróquia Imaculada Conceição, na grande São Paulo, por onde ficou até chegar em nossa diocese.

Na Diocese de Santo André, desde 2015 Frei José é vigário na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, Região Pastoral Santo André Centro, e é formador na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Louvamos a Deus pela vocação do Frei Zeca, que Deus conceda muita perseverança para continuar guiando seu povo no caminho da santidade.