Em uma celebração na noite do dia 22 de julho, a Diocese de Santo André celebrou os seus 68 anos de criação, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.
A santa missa em ação de graças foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, Padre Joel Nery (vigário geral), Padre Flávio José (vigário da catedral), Padre Marcos Vinícius (coordenador do Departamento de Comunicação) e o diácono Cauê Fogaça.
Dom Pedro iniciou saudando a todos e falou sobre o aniversário diocesano: “Hoje dia de ação de graças, porque nós comemoramos os 68 anos de criação da nossa Diocese de Santo André, vamos rezar por nossa igreja com fervor e alegria, alegria de fazermos parte dela”.
A diocese compreende as cidades de Santo André, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, e foi desmembrada da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Pio XII, e vivencia a sua preparação para comemorar os 70 anos em 2024.
O bispo diocesano inicia sua homilia falando sobre a festa de Santa Maria Madalena, lembrando que o Papa Francisco elevou de memória para festa, pois quis que em seu dia fosse uma festa litúrgica, dada a importância da santa no ministério de Jesus, pois foi aquela que amou Jesus de todo coração.
“Maria Madalena o papel importante como primeira missionária, que não é enviada ao mundo, mas é enviada a dar a boa nova aos discípulos, pois temos esse papel importante dessa mulher. E nessa data também temos a criação da Diocese de Santo André, aqui em nossa catedral também temos a imagem da Santa Maria Madalena”, ressalta o bispo ainda sobre a importância de Maria Madalena.
Sobre a criação de nossa diocese, nosso bispo cita a importância da criação, lembrando que o papel da diocese é fazer exatamente o que Santa Maria Madalena fez, amar Jesus, sendo a igreja de Jesus, onde a igreja é o corpo místico de Cristo.
“O papel da nossa igreja é formar discípulos e discípulos que anunciem ao mundo que Deus ama a humanidade, que em Jesus todos temos uma vida nova. Por isso devemos ter um mundo mais justo, sendo fortalecidos pelo Cristo. Foi providencial que nossa diocese fosse criada nessa data significativa, justamente porque ela foi aquilo que a igreja deve ser, fiel ao mestre, anunciadora do evangelho, missionária e discípula fiel, anunciando Reino de Deus”, finaliza Dom Pedro.
Após a liturgia eucarística, Padre Joel Nery falou sobre a nomeação da Comissão dos 70 anos, e adiantou que na primeira reunião da comissão muitas ideias já surgiram para esses dois anos em preparação para a grande festa em 2024.
Relembrou também os sete anos de Dom Pedro na condução da diocese, pedindo a intercessão de Nossa Senhora no ministério episcopal e pela vida do bispo diocesano.
Veja abaixo a nomeação da comissão:
Prot. 2945/35 – 16/07/2022: Fazemos saber que, em prol da organização e do desenvolvimento dos preparativos em vista da comemoração dos 70 anos de criação da Diocese de Santo André (em 22 de julho de 2024), por este documento, constituímos e nomeamos, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, a Comissão para os 70 anos da Diocese de Santo André composta pelos seguintes membros: Pe. Joel Nery, Pe. Everton Gonçalves Costa, Pe. Guilherme Franco Octaviano, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, Pe. Nelson Rosselli Filho, Ir. Wilma Carvalho, Sra. Fernanda Minichello Manoel, Sra. Mércia Aparecida da Silva Ferreira e Sra. Risocleide Raimunda Matos dos Santos.