Diocese de Santo André

VI Dia Mundial dos Pobres é marcado por amor ao próximo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André realizou no domingo, 13 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres, nas sete cidades do Grande ABC, contemplando o povo de rua e famílias assistidas pelas pastorais sociais das paróquias.

Cada região pastoral organizou a forma de atendimento, as atividades foram divididas entre as paróquias, desde o preparo das refeições, doações e atendimento aos que procuraram as comunidades escolhidas para acolhê-los.

As pessoas em situação de rua e famílias carentes receberam café da manhã, almoço e foram contemplados com diversos serviços como atendimento médico, testes de glicemia, odontológico, oftalmologista, psicológico, nutricional e jurídico; assistência social, entre outros profissionais; banho, cortes de cabelo, barba e unha; recreação, espaço kids, brincadeiras e música; momentos de espiritualidade e oração.

Padre Ryan Matthew Holke, MIPK, Vigário Episcopal para Caridade Social, percorreu as sete cidades, conversando com os leigos que se doaram ao próximo e falou sobre a realização deste dia dedicado ao pobres: “Um dia muito especial para nós, estamos na sexta edição do Dia Mundial dos Pobres, sendo marcado com grande manifestação de amor e caridade. Todas as nossas regiões pastorais vivenciaram o mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Quero agradecer a todos vocês que através da sua doação, do seu tempo e da oração por tudo que fizeram no dia de hoje. Para nós da Diocese de Santo André a caridade significa amor”

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de nossa diocese, enviou uma mensagem a todos que atuaram para que o Dia Mundial dos Pobres, como estava participando do 18° Congresso Eucarístico Nacional em Recife, Pernambuco:

“Prezado Padre Ryan,  Vigário Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André

Paz e bênçãos de Deus!

Na sua pessoa venho agradecer o esforço de tantos padres, diáconos, agentes de pastorais de nossas paróquias e os muitos leigos envolvidos na bela ação pastoral caritativa do Dia Mundial dos Pobres em nossa diocese, ocorrida ontem, domingo.

Deus seja louvado porque tudo é graça. Fui acompanhando daqui, foi maravilhoso.

O esforço empreendido por todos no atendimento de mais de mil pobres e moradores de rua, para que tivessem um dia de paz foi gratificante. De uma pequena semente no início, graças ao impulso do Vicariato e dos diáconos permanentes e dos muitos  leigos comprometidos com o Evangelho, este dia se tornou um testemunho de amor a Cristo no pobre: “tudo o que fizerdes a um destes pequenos é a mesma m que o fazeis”!

Graças a Deus nossa Igreja está viva, nossas comunidades estão de coração aberto para amar e servir,  para partilhar e evangelizar amando de coração misericordioso e santo.

Prezado Padre Ryan, prezados irmãos e irmãs padres e diáconos e demais irmãos e irmãs envolvidos neste dia mundial dos pobres, daqui de Recife onde participo do Congresso Eucarístico,  que tem como tema: “Pão em todas as mesas”, envio uma benção e um grande abraço. Parabéns pela generosidade.

Do coração de pai e pastor desta Igreja bendigo a Deus e vos abençoo a todos!”

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid element_width=”2″ grid_id=”vc_gid:1668718197178-9808febb-e955-2″ include=”70763,70764,70765,70766,70767,70768,70769,70770,70771,70772,70773,70774,70775,70776,70777,70778,70779,70780,70760″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”