Diocese de Santo André

CELAM DIVULGA SUBSÍDIOS, EM PORTUGUÊS, COM ORIENTAÇÕES PARA A FASE CONTINENTAL DO SÍNODO SOBRE A SINODALIDAD

A Fase Continental do Sínodo da Sinodalidade começou em 27 de outubro de 2022, com a publicação do Documento de trabalho para a etapa Continental. Nesta fase do processo surgiram diversas dúvidas como: Em que momento se encontra o processo sinodal?, O que é a fase continental?, Quem pode participar da fase continental, entre outras.

Por isso, o Conselho Episcopal LatinoAmericano e Caribenho, o Celam, criou um subsídio, em PDF, e um vídeo tutorial que recordam algumas orientações fundamentais da Secretaria Geral do Sínodo, em torno da fase continental do Sínodo da Sinodalidade 2021-2024. O subsídio, em PDF, é colocado à disposição das Conferências Episcopais do continente e do Povo de Deus, em geral, e reúne algumas orientações fundamentais do Secretariado do Sínodo relativo à Fase Continental do Sínodo da Sinodalidade 2021-2024.

Ele procura responder a algumas das questões que mais frequentemente surgiram durante os encontros com as equipes nacionais que lideram e acompanham o processo sinodal em cada um dos seus países, e constitui também uma ajuda pedagógica para aprofundar o significado e o espírito desta fase, em continuidade com o caminho percorrido e tendo em vista os próximos passos

Baixe a versão em português do subsídio (aqui).

Também foi produzido um vídeo tutorial em parceria com a comissão coordenadora da fase continental do Sínodo, abordando cada uma das perguntas frequentes da fase continental.

O vídeo pode ser utilizado pelas conferências episcopais, dioceses, paróquias, instituições e organizações, comunidades em geral, que estão dispostas a trabalhar com seus grupos e subsidiar suas equipes.

Assista o vídeo, em português:
Saiba mais em: https://celam.org/celam-camino-sinodo/

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá