MISSÃO DOS SEMINARISTAS | DIÁRIO DE BORDO | 5 DE FEVEREIRO

Saudações Missionárias!

Completamos 8 dias de missões aqui na cidade de Diadema. Os 31 seminaristas de nossa Diocese ficaram espalhados pelas 10 paróquias da região: Matriz Imaculada Conceição, Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, Paróquia Menino Jesus de Praga, Paróquia Cristo Rei, Paróquia Maria Mãe dos Pobres, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Santo Arnaldo Janssen, Paróquia Nossa Senhora das Graças e a Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
A nossa caminhada pelas ruas de Diadema foi motivada pelo lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Uma cidade com um povo diversificado, habitada por pessoas de vários locais do Brasil. Aqui nós encontramos pessoas que trocam a noite pelo dia para garantir o pão da mesa. Já outras pessoas carregam grandes marcas devido às violências que perseguem a cidade. E na essência do povo diademense tem muita luta, muito choro, mas também muita alegria e orgulho por pertencer à cidade.

Ouvimos muitas histórias, vimos muitas realidades, assim que nós conseguimos formar Diadema. Uma das cidades que compõem a Diocese de Santo André e que durante essa missão soube acolher os seminaristas que foram “sal da terra e luz no mundo” (Mt 5,13-16), para com essa cidade. É isso que o próprio Jesus nos ensina com a liturgia de enceramento da missão.

No último dia da missão, cada seminarista participou das celebrações nas paróquias que foram acolhidos.
Os 31 missionários se reuniram com o Bispo Dom Pedro, Padre Hamilton e Padre Camilo no salão da Matriz Imaculada Conceição para uma partilha riquíssima sobre os pontos principais que foram vistos durante a missa.

Em seguida o Bispo diocesano celebrou a missa de encerramento com os seminaristas, alguns padres da região pastoral de Diadema e o povo de Deus.

Dom Pedro partilhou na homilia que a liturgia de hoje reforça a vida missionária. Jesus mostra que o sal do evangelho é o que dá gosto no mundo. O sal possibilita que a salvação deva chegar a todos, isso é missão da igreja.
Todos nós recebemos a missão de ser sal da terra e luz no mundo, essa luz que é para o outro. A luz marca a presença e ela vai ao encontro, ela não existe para si.
Na escuridão do mundo cada cristão marca a presença da luz que é Cristo.
O sentido da vida Cristã é se colocar para servir, assim como Jesus fez.
Quem se ama, ama com o cansaço, que essa missão possa nos fortalecer e nos impulsionar.

Por fim, nós seminaristas podemos dizer que hoje somos todos filhos de Diadema, somos filhos do Grande ABC, somos filhos da Diocese de Santo André.

Deus abençoe!

* Escrito por Leandro Escopeli