Diocese de Santo André

Paróquia São José, em Mauá celebra Jubileu de Prata

A Paróquia São José está situada na Vila Assis Brasil, Rua Lazar Segal n° 333, em Mauá, e celebra 25 anos de criação no dia 13 de março.

É uma comunidade viva, com sua igreja construída em 1998, com a colaboração espontânea dos fiéis. Também já havia sido construída, anteriormente, a casa paroquial.

Tudo começou, no final da década de 70, com uma pequena comunidade, com reuniões que se realizavam nas garagens das residências que eram cedidas para esta finalidade, em um trabalho apostólico realizado por um grupo de pessoas pertencentes à paróquia Imaculada Conceição, sob a orientação do Cônego Belisário Elias de Souza, pároco e o padre José Ailton Teixeira, naquela época vigário paroquial daquela matriz.

Nesta época a comunidade tinha vários movimentos como: Liga Católica Jesus Maria e José, Legião de Maria, Grupo de Oração e Catequese Infantil e Perseverança. Esses movimentos eram bem ativos, faziam trabalho sociais, como: distribuição de alimentos, roupas, medicamentos etc, e a parte religiosa como: terço semanais na igreja e nos lares, novenas, via sacra, visitas aos enfermos no Hospital Mauá, visitas essas feitas pelos ministros extraordinários da comunhão, porém acompanhados e orientados por Dom Jorge.

Aos domingos após as missas das crianças, às 10h, Dom Jorge se reunia com as catequistas e sempre queria saber como foi a catequese durante a semana, e nos orientava para os próximos encontros, também sempre que possível passava pelos movimentos. Assim a comunidade foi crescendo e o espaço já não comportava o número de fiéis, com isso os paroquianos, Dom Jorge, e também Cônego Belizário manifestaram a possibilidade de sermos uma paróquia, pois tinham espaço físico e estrutura religiosa.

Assim com o aval da Diocese de Santo André, iniciaram-se os trabalhos burocráticos, e juntando paroquianos que se dispuseram a se colocarem à frente deste trabalho, familiares de paroquianos e amigos que tinham pequenos comércios se prontificaram com doações, fazíamos quermesses, bingos, etc .. no Salão Paroquial para arrecadar dinheiro e pessoas se prontificaram em ajudar nos trabalhos braçais,  enfim colocamos a mão na massa.

No dia 13 de março de 1998, Dom Décio Pereira(in memoriam), criou a Paróquia São José, com desmembramento: da Paróquia Imaculada Conceição,hoje Santuário, a Comunidade São José, sede paroquial; da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias as Comunidade: Sagrada Família, no Jardim Anchieta e a Comunidade Santo Antônio, no Jardim Camila; da Paróquia São Vicente de Paulo, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. Ainda sob a responsabilidade da Paróquia São José, a Capela da Santa Casa.

No dia 19 de Março, foi realizada a primeira missa presidida na paróquia, nomeando assim o Padre José Ailton Teixeira para o ofício de pároco .

Como sede da paróquia é nesta igreja que se realizam os casamentos, batizados e crismas dos fiéis pertencentes a sua jurisdição.

Os fiéis participam dos cultos dominicais e se atualizam com cursos, encontros e reuniões.

Os leigos estão engajados nos diversos setores, atuando em diversas pastorais, associações, e movimentos.

Os trabalhos com os jovens são realizados pela Pastoral da Juventude, com encontros dos grupos e pelas Associações e Movimentos que ajudam e despertam o zelo apostólico.

Padre José Ailton Teixeira foi nomeado o primeiro pároco, tomando posse em 19 de março de 1998, permanecendo até 31 de dezembro de 2014.

Padre Eanes Roberto de Lima, nomeado o segundo pároco, em 31/12/2014, tomando posse em  19/01/2015.

Já como bispo de nossa diocese, Dom Pedro Carlos Cipollini, nomeou Padre Francisco Semplicio Pires, administrador paroquial em 04/11/2015, e nomeado pároco, em 25 de março de 2017.

E hoje, Padre José Soares nomeado pároco, tomando posse em 16/01/2022, permanecendo até então na data de hoje.

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui