Diocese de Santo André

Jesus nos ensina o amor serviço, na celebração da Ceia do Senhor

O bispo diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na noite da Quinta-Feira Santa, 6 de abril, a Missa solene da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-pés na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André. A Eucaristia foi concelebrada pelo Padre Joel Ney, pároco da catedral diocesana, e com a presença do secretário episcopal, Padre Camilo Gonçalves.

Com  igreja cheia de fiéis, Dom Pedro em sua homilia recordou a importância da Semana Santa para nós cristãos:

“A proclamação da Palavra de Deus é sempre para nós um momento solene, no qual o próprio Cristo nos fala. Nós estamos reunidos aqui, iniciando esse Tríduo Pascal, uma peregrinação de alguns dias acompanhando Jesus, este mistério de redenção que é o cume das nossas celebrações litúrgicas do ano inteiro e que ressoa durante o ano, a cada domingo.”

Dom Pedro ressaltou sobre mandamento que Jesus nos deixou:

“Hoje, queremos agradecer a Jesus, porque Ele nos deixa o grande mandamento do amor, o amor que move o coração dos seus seguidores. Amor que não é sentimentalismo. Amor que se traduz em serviço fraterno aos irmãos. Logo, o amor de Cristo é um amor solidário Dele para conosco. Ele deu a vida por nós, devemos também dar a vida pelos irmãos. Toda a Igreja está a serviço de anunciar este Evangelho do amor redentor de Deus para conosco e nosso, para com Deus e para com os irmãos.”

O bispo ainda falou sobre o sacramento deixado por Cristo, a Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo, salientou que que em cada santa missa acontece um milagre, onde o pão e  vinho são Corpo e Sangue do Senhor que nos alimenta, e que a celebração da Ceia do Senhor mostra o amor redentor de Deus:

“Nós queremos hoje bendizer a Deus, que nos alimenta com o seu corpo e sangue, para sermos capazes de amar. O amor é algo tão poderoso, é algo divino, nós  com a nossa miséria e o nosso egoísmo, não somos capazes de amar por nós mesmos. Mas Cristo em nós, nos torna capazes de amar, não só pelo mandamento vivido, mas pela comunhão no seu Corpo e Sangue que nos potencializa a fazer como Ele fez. 

Cada missa acontece um milagre, e por isso, pensem bem com que respeito, com que amor, com que gratidão devemos nos aproximar da Santa Eucaristia e nos tornar capazes de amar? Um amor solidário? Se nós não acreditamos nisso, a nossa celebração é um teatro. Mas nós cremos, graças a Deus e por isso, podemos celebrar, e o gesto do Lava Pés é símbolo desse amor serviço.”

O bispo diocesano falou sobre sermos gratos pelos presentes que Jesus nos dá, como o mandamento do amor, a Eucaristia e o sacerdócio, pois na última ceia instituiu o sacerdote, porque sem os sacerdotes não temos a consagração da Eucaristia, bem precioso de nossa fé.

Seguindo o gesto de Jesus, Dom Pedro percorreu a assembleia e lavou os pés de 12 fiéis, assim como o Pai, mostrou que está a serviço, inspirando a vivermos uma vida de amor-serviço com os irmãos.

Após a comunhão, os fiéis acompanham a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento para o altar da reposição,  realizando uma breve adoração.

O Tríduo Pascal segue com o recolhimento e silêncio da Sexta-Feira da Paixão de Cristo, com indicação do jejum e abstinência na preparação para a ressurreição, que acontecerá na Vigília Pascal, no sábado (8), até o Domingo de Páscoa.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?