O Centro Pastoral e o Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves, organizaram um encontro com os psicólogos e psicólogas católicas de toda a Diocese de Santo André.
Na tarde de sábado, 20 de maio, no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, mais de 80 profissionais estiveram presentes como voluntários, para conversarem com o vigário pastoral sobre as demandas da diocese relacionadas a depressão e suicídio, temas esses que foram frutos do processo de escuta da assembleia dos CRP’s.
O convite chegou a esses fiéis por meio do ABC Litúrgico, mídias sociais e pelo WhatsApp, e estes se inscreveram de forma voluntária, para auxiliar o Centro Pastoral em como atuar diante desses dois temas, que neste período entre pandemia e pós pandemia, tem aumentado nas paróquias.
Padre Everton acolheu a todos e iniciou com um momento de reflexão e oração, e logo em seguida apresentou as ênfases do 8° Plano Diocesano de Pastoral para o biênio 2022-2024.
O vigário falou sobre a realidade diocesana, trouxe alguns exemplos que acontecem nas comunidades, e de como a igreja pode atuar em auxiliar aqueles que procuram as paróquias em busca de ajuda.
Também foi aberto para que os profissionais falassem de suas experiências nas comunidades e como atuar diante dos males emocionais que acometem os fiéis.
O padre ressaltou que era um primeiro encontro, sendo necessário entender sobre o que o processo de escuta trouxe, pediu que cada um pudesse ver sua disponibilidade e em como poderia ajudar, respondendo através do formulário que será enviado pelo Centro Pastoral.