Casa de Nazaré: 25 anos de história e superação em São Bernardo do Campo

Na região territorial onde está situada (São Bernardo do Campo Anchieta), a Paróquia Sagrada Família, uma história de 25 anos de lutas, conquistas e fé tem sido escrita. Nos últimos vinte anos, essa área experimentou um significativo aumento em sua densidade demográfica, transformando-se em um lar para milhares de famílias.

Antigamente, a região era composta pelos bairros Jardim Ipê, Jardim Detroit, Divineia, Jardim do Lago, Sítio Bom Jesus e Bairro Santa Mônica, mas com a formação de associações de moradores na década de 90, novos bairros foram surgindo. Grupos de pessoas se organizaram visando adquirir terrenos e construir suas casas, dando origem a localidades como Jardim Ipè II, Jardim Ipè IV, Nova Divineia, Vila Vitória, Jardim Central, Jardim Ipanema 1, Jardim Ipanema if, Jardim das Oliveiras, Vila Nova, Parque Veneza e Parque das Flores, essa expansão resultou na construção de cerca de 3500 novas residências.

Entretanto, todos esses bairros são considerados áreas de mananciais, o que impede a obtenção de escrituras individuais, mesmo diante dessa situação, a comunidade encontrou forças para prosseguir e construir sua história.

A igreja católica já tinha presença na região, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Assunção, sob a orientação do Padre Pedro Raimundo Dias. Capelas como a do Menino Jesus, no Jardim Detroit, e a Capela Santo Antônio, no Bairro dos Casas, atendiam às necessidades espirituais dos moradores.

Outra parte significativa dos fiéis vinha da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, abrangendo o Bairro Santa Mônica e Bom Jesus, com o Padre Roberto Alves Marangon (Pe. Beto) como pároco.

A chegada dessas novas famílias trouxe consigo desafios e transformações, cada grupo trazia suas vivências e experiências, oriundos de diferentes regiões e paróquias. Contudo, mesmo com acesso às capelas já existentes, o anseio por um espaço que refletisse a identidade dessas comunidades foi se fortalecendo.

Assim, nasceu a necessidade de criar espaços de ação católica mais efetiva nos novos bairros. Cada parte que compõe a Paróquia Sagrada Família possui uma história singular, repleta de desafios e superações que merecem ser conhecidos e valorizados.

Hoje, celebramos os 25 anos de existência da Paróquia Sagrada Família, um Jubileu de Prata que representa a união e a perseverança de um povo. Embora mais jovem em comparação a outras paróquias da Diocese de Santo André, sua importância não é medida pelo tempo, mas sim pela dedicação e empenho de seus fiéis.

A escolha do nome Sagrada Família revela uma conexão profunda com o projeto divino de amor e salvação, a família de Nazaré, composta por José e Maria, é um símbolo poderoso que inspira reflexões sobre diversos aspectos da vida. A trajetória da paróquia tem sido marcada por lutas, alegrias, tristezas e, acima de tudo, pela fé inabalável de um povo valente.

Desde a primeira missa realizada no terreno em agosto de 1996, até a celebração oficial como paróquia em junho de 1998, a caminhada foi repleta de desafios. Porém, graças à generosidade e ao envolvimento da comunidade, a Paróquia Sagrada Família vem se consolidando e se tornando um refúgio espiritual para tantas pessoas em busca de amparo.

São muitas as histórias que se entrelaçam nesses 25 anos de existência, campanhas de arrecadação, rifas, quermesses, eventos e o incansável empenho dos paroquianos contribuíram para a construção da Casa de Nazaré, como é carinhosamente chamada. Essas histórias são marcadas por momentos de alegria, luta, perdas e tristezas, mas em nenhum momento a fé e a esperança foram abandonadas, tivemos presbíteros incríveis que contribuíram para a união da matriz paroquial e suas comunidades, Padre Paulo Afonso dedicou-se na construção da igreja, incansavelmente, e com a chegada do Padre Éverton Gonçalves continuamos a evangelizar e anunciar a Palavra de Deus.

Para abrir o jubileu dos 25 anos de criação, a Casa de Nazaré foi dedicada a Deus, com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, mais um momento de muita emoção para os fiéis da Sagrada Família.

Hoje, olhamos para trás com gratidão, honrando aqueles que já partiram, mas que deixaram um legado nessa obra. Seus nomes e memórias permanecem vivos em nossas lembranças e em nossos corações, reafirmando o compromisso de continuar a missão da Paróquia Sagrada Família.

Que esses 25 anos sejam apenas o começo de uma jornada de fé e amor cada vez mais significativa, em que a comunidade continue a ser o pilar dessa casa de oração, testemunhando a grandiosidade da Sagrada Família de Nazaré.