Diocese de Santo André

Celebrando o padroeiro, Menino Jesus recebe Padre Lúcio

A Paróquia Menino Jesus, no bairro Jordanópolis em São Bernardo do Campo, celebrou na manhã de domingo, 4 de junho, três momentos especiais: Santíssima Trindade, Festa do Padroeiro e a posse do seu administrador paroquial, Padre Lúcio de Souza Pinho Neto, presbítero incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes.

Presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, a Santa Missa contou com a presença do coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo Rudge Ramos, Padre Adriano Silva; Padre Cristiano Marmelo, Padre Francinaldo de Sousa, no qual o novo administrador foi vigário ao seu lado na Paróquia Santa Maria, também em São Bernardo do Campo.

Com a igreja cheia de fiéis, após a saudação inicial, foi lido pelo Padre Adriano o Decreto de Nomeação do novo Administrador Paroquial, seguindo a Liturgia da Palavra até a segunda leitura.

Padre Lúcio recebeu das mãos do bispo diocesano o Livro dos Evangelhos, para que anuncie a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Em sua homilia, Dom Pedro falou sobre Santíssima Trindade:

“Acabamos de ouvir a Palavra de Deus, que é presente para nós e toda vez que a ouvimos na Celebração Eucarística, é o próprio Jesus que nos fala. E Ele nos fala, porque é o missionário do Pai, e na força do Espírito Santo, Jesus nos salva.Toda a Palavra de Deus nos anuncia esse mistério profundo e fundamental, que é a Santíssima Trindade, porque é o início de tudo. Fomos batizados em nome da Trindade, em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo, a primeira coisa que o padre fala para quem se torna cristão “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.”

Refletiu a Palavra de Deus proclamada nas leituras do dia:

“A Palavra de Deus hoje, portanto, responde àquela grande pergunta que, creio eu, toda pessoa de boa vontade faz: Quem é Deus? A primeira leitura nos mostra Moisés, que pergunta: Quem é você? Pergunta para Deus que se manifesta a ele, e diz: “Eu sou o Deus da misericórdia, da bondade”. E Moisés fica encantado, porque lá no Antigo Testamento, naqueles povos antigos, existiam muitos deuses, cada povo acreditava em um diferente. Mas o povo de Israel recebe a revelação do Deus único e verdadeiro. Mas a mentalidade era que Deus criou o mundo, mas ele não se envolvia. Ele ficava lá longe e não se envolvia com os problemas da humanidade.”

Dom Pedro ressaltou que devemos viver o mistério de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo:

“E Jesus vem e revela que Deus é único, um só Deus em três pessoas, e quando falamos que é um mistério, é porque é algo tão grande que não cabe na nossa inteligência, que diante dele, é pequena. Mas podemos entrar no mistério aos pouquinhos, ir conhecendo, fazer uma experiência, provar quem é Deus de uma forma maravilhosa, vivendo esse amor que Ele comunica a nós. Quem quiser realmente conhecer a Deus, não basta só ler muitos livros, mas deve praticar o que Jesus ensinou “Amai-vos uns aos outros”, porque Deus é amor, mas muitas vezes esta palavra está gasta, então Deus é comunhão, porque só tem comunhão onde tem amor.”

Falou da importância da comunhão na comunidade, lembrando que Deus é comunhão e que devemos praticá-la, ter essa proximidade com Deus, consigo e com o próximo:

“Por isso Jesus valoriza tanto a comunidade. Ele fundou a Igreja, mandou os apóstolos pregar o Evangelho e constituir comunidades, porque a comunidade é a imagem da Trindade, a Igreja é a imagem da Trindade. Assim como o Pai ama o Filho, como está no Evangelho, na força do Espírito, o Filho vem nos salvar e os três agem para salvar a humanidade. E os três são um só, um só Deus em três pessoas, assim também a Igreja, a comunidade deve ser unida, e que também precisa do ministério ordenado para presidir a Santa Eucaristia, pregar a Palavra, administrar os sacramentos, assim como o padre Lúcio, que hoje assume esta função, esse serviço, um missionário, imitando Jesus em seu ministério.”

De pé e diante de Dom Pedro, o presbítero faz a renovação das promessas sacerdotais, a mesma feita no dia de sua ordenação, manifestando sua disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue.

Para desempenhar sua missão na nova comunidade, Padre Lúcio recebeu do bispo as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa, sendo então aclamado administrador paroquial com uma salva de palmas e o abraço de Dom Pedro.

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu uma mensagem de acolhida ao administrador. Nos agradecimentos, bastante emocionado, Pe. Lucio relembrou toda a sua trajetória, agradecendo aos padres presentes e ao povo de Deus das outras comunidades por onde passou.

Padre Adriano acolheu o sacerdote na região pastoral: “Um prazer imenso e uma satisfação enorme em tê-lo conosco. Encontre em mim e nos padres da nossa região, amigos e irmãos no Ministério.”

Ao término da celebração foi realizada a leitura da ata de posse pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.

Conheça mais sobre o Padre Lúcio

Padre Lúcio de Souza Pinho Neto, natural de Patos – PB. Filho de João de Souza Pinho e Maria Nascimento de Souza, mora em São Paulo desde 2005, concluiu seus estudos de filosofia e teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI em Mogi das Cruzes-SP, onde foi ordenado diácono no dia 08 de Janeiro de 2022.

Fez um período de missão durante seu diaconato na Diocese de Brejo no Maranhão, ficando por 3 meses. Depois retornou para a Diocese de Mogi das Cruzes, onde ficou exercendo seu ministério diaconal até sua ordenação presbiteral na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba.

Foi ordenado presbítero no dia 11 de junho de 2022, juntamente com mais sete diáconos na catedral diocesana, assumindo duas comunidades como presbítero, e foi emprestado para a Diocese de Santo André por meio de convênio entre as duas dioceses por três anos.

Em nossa diocese, foi vigário da Paróquia Santa Maria (Região Pastoral São Bernardo do Campo Anchieta) de novembro de 2022, e em junho de 2023 é empossado administrador paroquial na Paróquia Menino Jesus (Região Pastoral São Bernardo do Campo Rudge Ramos)

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus