Diocese de Santo André

Seminaristas refletem “Vocação: graça e missão” em retiro

“Vocação: graça e missão” – O tema central do III Ano Vocacional do Brasil – foi abordado com profundidade durante o retiro dos seminaristas das Casas de Formação Propedêutica, Filosofia e Teologia, realizado de 11 a 14 de Julho, no centro Teresiano de Espiritualidade (São Roque), sob a condução do Padre Isaías Daniel, da Diocese de Limeira.

No primeiro dia, os seminaristas foram convidados a meditar sobre a oração como uma batalha espiritual, inspirando-se na luta de Jacó com Deus (Cf. Gn 32,23-33). Essa reflexão destacou a importância de buscar a comunhão com o divino por meio da oração.

No segundo dia do retiro, pela manhã, refletiram sobre a vocação como uma realidade que abrange toda a vida e está voltada ao serviço, especialmente dentro da comunidade. Na parte da tarde, a meditação concentrou-se na graça, compreendida à luz do Antigo e Novo Testamento. Dessa forma, eles foram convidados a rezar e contemplar suas próprias vidas sob a perspectiva da vocação e da graça.

No terceiro dia (13 de julho), durante a manhã, os seminaristas refletiram sobre o tema “missão” e o que significa ser um missionário. Nesse contexto, destacou-se que a missão não necessariamente envolve atravessar fronteiras para falar de Jesus aos outros, mas também abrange a missão de levar a mensagem de Cristo às pessoas que ainda não o conhecem no território diocesano. Na parte da tarde, o Padre Isaías Daniel compartilhou suas experiências como missionário Ad gentes, relatando seu trabalho realizado no Alto Solimões, Estado do Amazonas, proporcionando uma reflexão mais profunda sobre o tema e convidando-os a uma oração íntima com Cristo.

No quarto e último dia de retiro (14 de julho), os seminaristas foram instigados pelo pregador do retiro, Padre Isaías, a refletirem sobre o lema do 3º Ano Vocacional Nacional: “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (Lc 24,32-33). Essa reflexão ressaltou o amor incondicional que o futuro presbítero deve nutrir por Jesus, pelo Reino dos Céus, pela Igreja e pelo Povo de Deus.

A missa de encerramento do retiro foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano. Durante a homilia, ele refletiu o Evangelho do dia, retirado do sermão missionário de Jesus, enfatizando que todo batizado participa da missão de Cristo e deve ser vigilante, confiante na providência divina e perseverante, apesar das perseguições e provações próprias do caminho missionário.

Ao final da celebração, os seminaristas tiveram a oportunidade de compartilhar com o bispo os momentos mais impactantes das palestras e reflexões oferecidas ao longo dos quatro dias do retiro. Esse período de profunda imersão espiritual certamente deixou uma marca significativa em suas jornadas vocacionais.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO