Diocese de Santo André

Rumo ao Jubileu dos 70 anos, terceiro dia do Tríduo celebra a unidade

No terceiro dia do tríduo em preparação para a celebração dos 69 anos da criação da Diocese de Santo André, as paróquias das regiões pastorais de São Bernardo do Campo e Diadema reuniram-se na Catedral Nossa Senhora do Carmo, para celebrar a unidade, tema fundamental na mensagem deixada por Jesus e perseguida pela Igreja.

O Padre Alexandre Mosqueli, MIPK, coordenador regional de São Bernardo do Campo Centro e pároco da Paróquia do Perpétuo Socorro, presidiu a Santa Missa, que contou com a presença de padres e diáconos das 4 regiões pastorais.

Para refletir sobre a Palavra de Deus,  Padre Adriano Silva, coordenador da região São Bernardo do Campo Rudge Ramos e pároco da Paróquia São Pedro, falou sobre o tempo e a história da diocese. Ele enfatizou a rapidez com que o tempo passa, destacando os 69 anos de existência da diocese e os inúmeros servidores que passaram por sua missão evangelizadora, e essa perspectiva histórica, segundo ele, ajuda a compreender a dinâmica da Igreja, que é conduzida pelo Espírito Santo, a força motriz que a mantém viva e em constante movimento.

O padre enfatizou a importância de reconhecer a diversidade como parte integrante da unidade, alertando que confundir unidade com uniformidade é um equívoco. Para ele, a diversidade de dons é fruto do Espírito Santo, enquanto a uniformidade é estagnação, e a unidade só é alcançada quando a natureza humana é trabalhada em harmonia com a graça divina:

“É desejo de Jesus, em sua oração ao Pai, que todos sejamos um. Um em Cristo. Unidade não significa uniformidade, mas a união dos diferentes carismas, ministérios e serviços em torno de um objetivo em comum: construir o Reino de Deus e caminhar para ele.”

A celebração foi encerrada com orações pela diocese, pedindo ao Pai que a unidade se fortaleça e que todos permaneçam unidos na Palavra e na Eucaristia.

Nestes três dias de reflexão e celebração, a Diocese de Santo André reafirmou seu compromisso com a diversidade que enriquece a Igreja e sua missão, buscando sempre a unidade em meio às diferenças para avançar rumo ao futuro de acolhida e missão. As comemorações em torno dos 69 anos de história ecoam o desejo de um caminho comum, orientado pelo Espírito Santo, rumo aos próximos 70 anos de evangelização e amor ao próximo.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba