Diocese de Santo André

Setor Inclusão promove formação atendendo o 8° Plano Diocesano de Pastoral

No dia 19 de agosto, o Setor Inclusão da Diocese de Santo André deu início ao primeiro dia do Encontro Formativo, direcionado aos agentes pastorais, seguindo a proposta do 8° Plano Diocesano de Pastoral.

O evento, realizado na parte da tarde, foi dividido por regiões pastorais, no Santuário Imaculada Conceição, concentraram as regiões pastorais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, reunindo as regiões pastorais de Santo André e na Paróquia Santíssima Virgem, com as regiões pastorais de São Bernardo do Campo e Diadema.

O Setor Inclusão é um espaço destinado a pessoas altruístas e comprometidas com a missão de fornecer orientações e recursos às paróquias, comunidades, pastorais e movimentos. Seu objetivo primordial é facilitar a inclusão de pessoas com necessidades especiais e suas famílias nas atividades pastorais e no seio da comunidade. À frente do Setor Inclusão, encontramos o Padre Douglas Colácio, como assessor diocesano, e as coordenadoras Mariana Bonotto e Luiza Tavares.

Em Santo André, Cibele, Piero e Daniele trouxeram à tona uma discussão importante sobre Transtornos e Deficiências Ocultas. Durante o encontro, destacou-se o papel vital que a igreja desempenha no acolhimento dessas realidades, enfatizando a importância do acesso irrestrito aos processos do catecumenato, independentemente das etapas envolvidas.

Por sua vez, São Bernardo do Campo trouxe a voz de Rosilene, que compartilhou a experiência dos deficientes visuais na dinâmica comunitária. Esclareceu-se as nuances das diferentes deficiências visuais, enquanto se ressaltava que o verbo “VER” também encontra espaço relevante no diálogo em torno dessa temática.

Mauá, por intermédio de Luciana Silva, trouxe à luz a realidade da deficiência auditiva e da surdez. Essa parte do encontro sublinhou a importância de intérpretes de libras nas comunidades, enquanto oferecia diretrizes valiosas sobre como a Pastoral da Acolhida pode contribuir de maneira efetiva no processo de acolhimento durante as celebrações.

Você também pode fazer parte dessas formações, há ainda 3 dias restantes para participar. Para mais informações e inscrições, acesse o formulário disponível aqui.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos