Diocese de Santo André

Padre Douglas Colácio Assume como administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magella

A Paróquia São Geraldo Magella, situada na Região Pastoral São Bernardo do Campo Centro, acolheu o recém-ordenado Padre Douglas Colácio como seu novo administrador paroquial, na noite de domingo (13 de agosto). 

O rito de posse canônica ocorreu durante a celebração da Santa Missa, sob a presidência de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André.

A celebração, concelebrada pelos padres Miguel Frutuoso (vigário da paróquia), Márcio Damião Pontes (Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, São Bernardo do Campo) e Sidcley Machado (Paróquia São Felipe, Mauá), contou também com a presença de diáconos permanentes, Haroldo Bezerra e Celso Francisco, bem como religiosas, seminaristas e familiares do Padre Douglas.

Durante a cerimônia, Dom Pedro Carlos Cipollini conduziu os presentes em uma reflexão sobre o significado da posse canônica. Em seguida, Padre Márcio leu o Decreto de Nomeação do Padre Douglas como o novo Administrador Paroquial.

Na homilia, Dom Pedro destacou a alegria de estar novamente com a comunidade e enfatizou a importância de confiar na fé, especialmente nos momentos difíceis. Ele fez referência à história do profeta Elias e à passagem do Evangelho em que Jesus caminha sobre as águas, ressaltando a proximidade de Deus em momentos de desafio:

“Na primeira leitura, o profeta Elias, perseguido por Jezabel, atravessa o deserto, cansado e pedindo a morte. O anjo o encoraja, e no Monte Horebe, ele encontra Deus não nos relâmpagos, mas na brisa suave. Deus nem sempre fala de maneiras extraordinárias, mas sim no íntimo do nosso coração como Santo Agostinho disse: ‘Deus é mais íntimo a nós do que nós mesmos.”

“Ele fala no nosso coração. No Evangelho, Jesus ora e depois caminha sobre as águas. Pedro também tenta, mas ao perder o foco, começa a afundar. Seguir Jesus envolve mais do que ir atrás, é emular Suas ações. Jesus sempre chama a seguir e está sempre estendendo a mão, dizendo: ‘Vem, sou eu, tenha medo”, frisou sobre o que Deus fala dentro de nós, especialmente nos momentos difíceis.”

Contemplando o Evangelho, enfatizou que Jesus está sempre presente para nos guiar:

“Assim como Jesus entrou no barco e acalmou a tempestade, Ele entra em nossas vidas trazendo paz. Ele nos convida a segui-Lo, enfrentando desafios com fé em Sua presença constante. Se Jesus está com você, se você tem fé que Ele não te abandona, Ele está sempre estendendo a mão e dizendo:” Vem, sou eu, tenha medo.”

Dom Pedro compartilhou com a comunidade a decisão do Padre Paulo Henrique Borges, cedido pela Diocese de São Carlos, administrador paroquial anterior, de se tornar vigário paroquial devido a questões de saúde. Ele deu as boas-vindas ao Padre Douglas como novo administrador paroquial, ressaltando a importância da união da comunidade e a responsabilidade do padre em seguir os passos de Jesus:

“Conheço Padre Douglas desde o primeiro ano de formação e quando eu cheguei aqui na diocese, oito anos atrás, ele estava no Seminário Propedêutico. É a primeira paróquia que o padre assume vocês vão marcar a vida dele para sempre. Eu lembro da primeira paróquia que eu assumi como se fosse hoje, porque ele vai aprender a ser um bom padre, porque o povo de Deus tem também o Espírito Santo. Que Deus abençoe essa comunidade que eu sei que vai acolher bem o padre que Deus está enviando através de mim. Não é eu que envio, é Jesus. O bispo é um instrumento de Deus para governar a igreja, porque eu não governo do jeito que está na minha cabeça, mas é do jeito que Deus me permite,  através da oração, das consultas, do nosso diálogo. E agradeço a Deus de ter um padre para vir aqui, sendo o primeiro padre diocesano a assumir essa comunidade.” 

Após a homilia, Padre Douglas renovou suas promessas sacerdotais diante do bispo e recebeu objetos e instrumentos simbólicos que representam sua missão pastoral. O momento culminou com sua proclamação como administrador paroquial e o abraço do bispo diocesano.

A comunidade expressou sua alegria e apoio ao Padre Douglas, destacando sua importância como novo membro da família paroquial. Padre Márcio também ofereceu apoio e orações, enquanto o diácono Celso e Padre Sidcley elogiaram o sacerdote por suas contribuições na Paróquia São Felipe.

Padre Douglas expressou gratidão pelo desafio assumido e prometeu estar sempre à disposição da comunidade e da Igreja de Santo André:

“Primeiramente agradeço Dom Pedro pela confiança e pela possibilidade que o senhor está me dando de assumir um novo projeto, uma comunidade. Estarei sempre a disposição para aquilo que o Senhor precisar. Eu só posso agradecer a vocês pela possibilidade de estarmos aqui reunidos pela acolhida.E podem contar comigo, com aquilo que eu puder. Eu estarei sempre junto de vocês. Essa será sempre a minha primeira paróquia como padre. Então podem contar comigo. Eu vou contar com vocês. Agradeço a todos vocês pela possibilidade desse momento tão belo que a Igreja se reúne para acolher o seu novo pastor e que eu possa corresponder a isso, aquilo que eu venho aqui diante de Dom Pedro e que eu prometi para toda a igreja ser um pastor para o povo de Deus, para a porção que me é confiada.”

O rito de posse canônica foi concluído com a leitura da ata de posse, pelo chanceler do bispado Padre Camilo Gonçalves de Lima, e será arquivada no livro tombo da paróquia.

Compartilhe:

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Semana de Formação Diocesana reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO