Diocese de Santo André

Reunião escolhe presidentes das comissões pastorais e apresenta novo secretário executivo do Regional Sul 1

A presidência do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)eleitapelo episcopado paulista no dia 31 de maio para a animação pastoral da entidade entre os anos de 2023 e 2027, se reuniu hoje, dia 17, em São Paulo, para a reunião da Comissão Episcopal Representativa.Dom Júlio Endi Akamine, Dom Moacir Silva e Dom Frei Carlos Silva, respectivamente,presidente, vice-presidente e secretário do Regional Sul 1 passaram a manhã em encontro com os bispos presidentes das sub-regiões pastorais para definições da atuação da entidade no próximo quadriênio.

A reunião, que ocorreu na sede do Regional, definiu os presidentes que motivarão os trabalhos das  comissões episcopais pastoraisResponsável pela Sub-região Ribeirão Preto II (RP II), Dom Antônio Emídio Vilar, bispo diocesano de São José do Rio Pretoanimará a Comissão paraCultura, Educação e Comunicação Social.

O presidente da Sub-região de Botucatu, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, assumiu a Comissão para osMovimentos, Associações e Serviços EclesiaisAComissão para a Ação Sociotransformadora terá como presidente Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, bispo de Registro, da Sub-região Sorocaba.

Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos e presidente da Sub-região Campinas, estará à frente da Comissão para o Laicato, Vida e FamíliaEnquanto a Comissão de Liturgia será de responsabilidade do arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional, Dom Moacir.

A motivação da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada terá Dom Eduardo Pinheiro, bispo diocesano de Jaboticabale presidente da Sub-região Ribeirão Preto I (RP I), como referência.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo e presidente da Sub-região São Paulo, continuará na condução da Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-ReligiosoJá a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética ficará ao encargo de Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté e presidente da Sub-região Aparecida.A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial terá como presidente Dom Frei Carlos, bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

Nreunião, a presidência anunciou o novo secretário executivo do Regional Sul 1, o Pe. Leandro MegetoDclero de Jundiaí, o sacerdote cursou Filosofia pela Faculdade São Bento e Teologia pelo Centro Universitário Salesiano (UNISAL – Pio XI), ambos na cidade de São Paulo.

NDiocese de Jundiaí, foi pároco das paróquias São João Bosco, na sede do bispado, entre os anosde 2011 e 2014; Cristo Redentor, em Várzea Paulista, no ano de 2014; e, de 2018 até a nomeação para o Regional Sul 1, Nova Jerusalém, também em Jundiaí.

O Pe. Leandro já foi reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro do núcleo Filosófico e vice-reitor do núcleo Teológico de 2015 a 2017Entre os anos de 2010 e 2013, foi o assessor diocesano da Comissão para Animação Bíblica-Catequético e, de 2014 até então, era coordenador diocesano de pastoral.

EJundiaí, ele também é membro do Colégio dos Consultores, do Conselho de Presbíteros, dos conselhos diocesanos de Ação Evangelizadora (CDAE)de Economia e Administração (CDEA)de Formadores do Seminário Diocesano (CONDIF), e da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes.

Fonte: CNBB Sul 1
Texto: Pe. Tiago Barbosa/ Diocese de Marília
Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão