Catorze seminaristas da Diocese de Santo André deram mais um passo significativo em suas jornadas rumo ao sacerdócio, durante a celebração realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Santo André, na tarde do sábado, 05 de agosto. A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo pároco Padre Rudnei Sertório, que também é reitor da Casa de Formação de Teologia, e contou com a presença do clero diocesano.
Neste momento especial, sete seminaristas foram instituídos no ministério do Acolitato, enquanto outros três foram instituídos no ministério do Leitorato, e quatro receberam a Admissão às Ordens Sacras, etapas cruciais na formação dos futuros sacerdotes, preparando-os para assumirem suas importantes missões na Igreja.
O ministério do Leitorato confere aos seminaristas a função de auxiliar na Liturgia da Palavra, permitindo que oficialmente se tornem leitores da Igreja. Durante as celebrações sagradas, eles terão a responsabilidade de proclamar as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho.
Já o ministério de Acólito é uma atribuição concedida pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem os sacerdotes e diáconos nas ações litúrgicas. Os acólitos são responsáveis por cuidar do serviço do altar, especialmente durante a celebração da Santa Missa, além de distribuírem a Sagrada Comunhão como ministros extraordinários.
Em sua homilia, Dom Pedro destacou a importância desses ministérios e a dedicação dos seminaristas ao seguirem a vocação sacerdotal. Ele ressaltou a necessidade de perseverança e a busca por um relacionamento íntimo com Jesus, que é o cerne da fé cristã.
“Queridos irmãos e irmãs paroquianos desta Paróquia que nos acolhe para esta celebração tão importante na vida do Seminário da nossa Diocese, da formação dos futuros Padres. Primeiramente, nós queremos agradecer a Deus, porque Ele, na sua infinita bondade, tocou o coração destes jovens que aceitaram. Disseram sim para seguir Jesus. É um mistério maravilhoso que no meio desta nossa cultura empurra para outros lugares, outras mentalidades. Que esses jovens, por amor a Jesus, queiram dedicar suas vidas a estarem unidos a Ele e a aceitar a missão de representá-lo, de serem os bons pastores nas comunidades, na Igreja.”
O bispo ressaltou a relevância da formação dos futuros padres e expressou sua gratidão a Deus por ter tocado os corações desses jovens, inspirando-os a seguirem a vocação sacerdotal. Ele enalteceu a dedicação dos seminaristas em estarem unidos a Jesus e aceitarem a missão de serem pastores nas comunidades e na Igreja.
Ao mencionar a recente ordenação do neossacerdote Douglas Colácio, Dom Pedro mostrou sua alegria e encorajou os seminaristas a perseverarem em sua jornada vocacional. O bispo também enfatizou a Palavra de Deus e sua mensagem sobre a transfiguração de Jesus, destacando como ela é relevante para os desafios e compromissos que os futuros padres enfrentarão ao representar Cristo na comunidade.
Logo após a homilia, Padre Rudnei chamou os seminaristas (André, Bruno, Eduardo, Joel, Romário, Thiago e Victor) que seriam instituídos para o Ministério de Acólitos, essa importante função os torna responsáveis por distribuir a Eucaristia aos demais fiéis, buscando exercer a caridade fraterna conforme o mandamento do Senhor, e ajoelhados, o bispo diocesano proferiu a oração de consagração do ministério, enquanto a igreja silenciosamente ouvia atentamente, ciente da importância desse momento.
Na sequência, o reitor chamou pelo nome os futuros seminaristas (Fernando. Mauricio e Wellington), que seriam instituídos no Ministério de Leitor, convidando-os a ajoelharem-se diante do bispo e receberem a Palavra de Deus. Ao serem instituídos como leitores, tornaram-se colaboradores nessa nobre missão de proclamar a Palavra de Deus.
Em seguida, os seminaristas (Eduardo, Jefferson, Luiz e Haroldo), foram chamados pelo reitor para serem admitidos como candidatos à Sagrada Ordem, reconhecendo a solicitude do Senhor para com seu rebanho e considerando as necessidades da Igreja. Esses jovens se sentem preparados e prontos para responder generosamente ao chamado de Deus, como exemplificado pelo profeta: “Eis-me aqui, enviai-me”, depositando sua confiança no próprio Senhor e comprometendo-se a serem fiéis à sua vocação.
O bispo, ao acolhê-los, ressaltou que os pastores e mestres responsáveis por sua formação deram testemunho positivo deles, o que inspira plena confiança na sua capacidade. Eles foram convidados a completar a preparação necessária para receber oportunamente o ministério da Igreja por meio da Sagrada Ordem, respondendo assim ao chamado de Deus que ecoa em seus corações. Esse momento é significativo e representa um passo importante em suas jornadas como futuros servos da fé, consagrados para servir a Deus e ao povo de Deus com dedicação e amor.
Ao final da cerimônia, a comunidade paroquial aplaudiu calorosamente os seminaristas, dando-lhes força e incentivo para continuarem sua caminhada vocacional com fé e determinação. A Igreja celebra com alegria mais essa etapa na formação de seus futuros pastores e aguarda com expectativa o momento em que eles receberão as Sagradas Ordens e serão ordenados sacerdotes, prontos para servir a Deus e ao povo de Deus com amor e dedicação.
Admissão às Ordens Sacras
Eduardo de Amorim, Jefferson Expedito Almeida, Luiz Limeira de Souza Júnior, Haroldo Alves Monteiro
Ministério de Leitor
Fernando Oliveira do Nascimento, Maurício Antônio Borges, Wellington Batista Silva de Aquino
Ministério de Acólito
André Lucas Chaves, Bruno Xavier Biazutti, Eduardo Barbosa Pereira, Joel dos Santos Machado, Romário da Rocha Cunha, Thiago Batista da Silva, Victor Pereira Guimarães