Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida tem encontro com Dom Pedro

No último sábado, dia 23 de setembro, a Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida realizou uma reunião no Edifício Sede Santo André Apóstolo. O encontro teve como objetivo principal a organização dos encontros e formações que acontecem ao longo deste ano, bem como a discussão sobre o 8º Plano Diocesano de Pastoral, que foi prorrogado para o biênio de 2022-2024. Durante a reunião, foram destacados temas importantes que norteiam o plano diocesano de pastoral, como a criação do Subsídio para Acolhida e Missão.

A reunião foi conduzida pela coordenadora diocesana Rizomar Matos, contando com a presença do assessor Padre Gonise Portugal e do seminarista Maurício Borges, que acompanha a pastoral. Um dos pontos enfatizados durante a reunião foi o andamento da Pastoral da Escuta, evidenciando a importância do diálogo e da escuta ativa.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também participou da reunião, iniciando o encontro com uma oração e bênção. Durante sua fala, Dom Pedro ressaltou a importância da acolhida nas paróquias e capelas, e que a atuação pastoral vai além do simples serviço na porta da igreja na entrega de folhetos. Ele destacou a relevância do subsídio para Acolhida e Missão como um recurso valioso para formar a Pastoral da Acolhida.

Além disso, o bispo falou sobre a importância de uma igreja sinodal, na qual todas as pastorais devem trabalhar em conjunto com o presbítero, e incentivou também os coordenadores a perseverarem. Por fim, pediu orações para sua viagem a Roma, onde representará a diocese e os bispos do Brasil na 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano de 4 a 29 de outubro.

Dom Pedro falou sobre a Missa Diocesana que encerrará as visitas pastorais a todas as comunidades, que também será celebrada a Pastoral da Acolhida, que será realizada no dia 3 de dezembro, na Praça do Carmo, em frente a catedral diocesana.

A reunião da Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida reforça o compromisso da igreja com a promoção da acolhida e da missão nas comunidades, visando uma atuação cada vez mais sinodal e participativa de todos os membros da diocese.