Diocese de Santo André

Pastoral Familiar da Diocese participam de encontro estadual

Entre os dias 15 e 17 de setembro, aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, o XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar, com o tema:  “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, que refletiu a missão das famílias no objetivo de viver o amor e a misericórdia nas famílias. É do amor vivido em família que nasce a vocação de cada filho.

Já o lema escolhido: “Família torna-te aquilo que és”, sugeriu aos congressistas refletirem sobre a importância da Família, no estado em que se encontra e restaura o valor do amor, do perdão e das coisas simples de nossos convívios.

Dessa forma o congresso estimulou a reflexão sobre a realidade familiar em nosso tempo: sua missão, sua beleza, seus desafios, suas esperanças e angústias, dentro de uma perspectiva de amor e santificação.

Durante o congresso, além das Celebrações Eucarísticas, as sete palestras com temas atuais e de interesse coletivo, apresentadas por padres, irmãs, doutores e doutoras, e ilustradas com testemunhos, proporcionaram momentos ainda mais catequéticos.

Os assuntos abordados nas palestras e os testemunhos prestados, trouxe a meditação de quão importante e necessário é o amor, o comprometimento e a aproximação dos agentes da Pastoral Familiar, com as famílias, principalmente aquelas que protagonizam situações de fragilidade em seus relacionamentos internos e sociais.

A Família forma cidadãos para a sociedade, para isso o casal precisa ser virtuoso, forte. A virtude se aprende na família, através dos exemplos, do tratamento que o esposo dedica à esposa e filhos, e vice-versa, dos comportamentos e ações praticadas e que são disponibilizadas aos que nos cercam e nos procuram nas dificuldades.

Se faz necessário descobrirmos uma maneira de tornar os nossos Congressos e Formações, que trazem conteúdos formativos importantes, acessível a todos agentes de pastorais, movimentos e serviços que estão envolvidos diretamente com as Famílias.”

Dom Jorge Pierozan, Bispo Referencial da Pastoral Familiar do Sub-regional São Paulo, resumiu bem o que representou os 3 dias para os congressistas: “Ainda comovidos com tanta coisa bonita, edificante, tantos rumos a seguir para chegarmos todos ao mesmo lugar: o colo de Deus, a salvação eterna.”

Representando a Diocese de Santo André, estiveram presentes os casais: Hervando Noin e Marluce Noin – Casal Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, Fábio e Liliam – Casal Coordenador do Setor Casos Especiais, Milton e Andréia – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Diadema, Richard e Rita – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Santo André Centro, Robson e Cida – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região São Bernardo Centro, e os casais Osmar e Simone, Cicero e Bia, Cido e Clau – agentes da Pastoral Familiar região São Bernardo do Campo.

Texto Colaborativo: Pastoral Familiar

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral