Recolhimento e renovação: Diáconos Permanentes se reúnem em Santos

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, aconteceu o Retiro Anual dos Diáconos Permanentes de nossa diocese, realizado no Centro de Formação para o Apostolado de Santos (CEFAS), na cidade de Santos / SP. O retiro tem como objetivo principal oferecer aos diáconos permanentes um tempo de recolhimento e renovação espiritual, permitindo-lhes aprofundar sua relação com o Senhor e fortalecer seu compromisso com o serviço junto às nossas paróquias e comunidades. Para o retiro deste ano, quem conduziu durante estes 03 dias foi o Pe. Adriano Pereira da Silva (Paróquia São Pedro Apóstolo – Região São Bernardo – Rudge Ramos), na noite da sexta-feira, fomos convidados a refletir sobre a vocação diaconal, a iniciar a meditação da Palavra de Deus, através da Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32), onde cada diácono foi convidado a voltar ao Pai, descobrir o Seu amor e generoso, e olhar para a existência humana fragilizada e encontrada por Ele. Na primeira colocação da manhã do sábado, através da Parábola da Samaritana (Jo 4,4-42), fomos inseridos a vivenciar o encontro de Jesus com a samaritana. Onde Jesus rompe com as fronteiras sejam elas culturais, religiosas e pessoais. E como hábil pescador, Jesus joga suas redes e lança seus anzóis para tirar a mulher, com quem dialoga, das águas enganosas da trivialidade e do desejo de autojustificação que a afogam, assim também é o diácono; que em casos através de uma acídia, vive uma apatia seja no ministério diaconal, seja pessoal, familiar ou até mesmo profissional, e desse modo Jesus quer retirar o seu escolhido de tal situação.

Além das colocações, atividades de formação e espiritualidade, o retiro também proporciona momentos de convivência e fraternidade entre os diáconos. A troca de experiências e o compartilhamento de desafios e conquistas são aspectos importantes para fortalecer os laços de comunhão entre eles. As refeições compartilhadas, os momentos de lazer e as celebrações litúrgicas e o momento de Adoração ao Santíssimo, ajudam a criar um ambiente de convivência fraterna e de apoio mútuo.

A última colocação deste domingo, meditamos sobre as Bem-Aventuranças (Mt 5,3,12) e também o livro do Profeta Ezequiel (37,1-14). Seja nas bem-aventuranças; onde somos chamados a imitação de Cristo, não para si e sim para o povo de Deus. Buscando a verdadeira fonte, onde podemos beber da mansidão do Cristo através de Sua pureza de Seu Coração. Como também; Ezequiel foi chamado para profetizar, o diácono permanente, é chamado para ser profeta, anunciando a vida, esperança e o amor de Deus. E como profetas podemos responder: “Somente Tu o sabes Senhor Deus”! (37,3). E Deus confirma que sim, através de uma Cruz e um tumulo vazio: “Sim…a vida é possível onde reina a morte”! O retiro encerrou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Adriano.

Texto colaborativo: Diácono Junior Viana Salustiano