Diocese de Santo André

Diocese vive missões nas dez regiões pastorais

No último fim de semana de 21 e 22 de outubro, em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, fiéis de todo o mundo se uniram para vivenciar uma profunda experiência missionária em suas respectivas comunidades. Sob o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o inspirador lema “Corações ardentes, pés a caminho”, retirado do Evangelho segundo Lucas (cf. Lc 24,13-35), mais de mil missionários se espalharam pelas ruas das sete cidades que compõem a região do Grande ABC.

As missões na Diocese de Santo André foi um momento de reflexão e ação para os missionários, incentivados pela mensagem do Papa Francisco, que está profundamente enraizados na narrativa dos discípulos de Emaús, que se encontraram desanimados e confusos antes de seu encontro transformador com Cristo, tanto na Palavra quanto no Pão partido. Este encontro despertou neles um entusiasmo renovado para seguir o caminho em direção a Jerusalém e anunciar que o Senhor havia verdadeiramente ressuscitado.

Durante os dois dias de missão, a ênfase foi colocada na importância de espalhar a mensagem do Evangelho e servir aos necessitados, destacando a necessidade de ir além das fronteiras da Igreja local e levar a mensagem de esperança e fé a todos os confins do mundo.

O dia iniciou com a celebração da Santa Missa na paróquia que acolheu a missão, contou com a presença dos padres e diáconos das respectivas regiões pastorais, e os missionários seguiram pelas ruas, demonstrando solidariedade e amor ao próximo, lembrando a todos que a missão da Igreja vai muito além das paredes de um templo, reafirmando a  importância do serviço missionário como uma parte fundamental da fé cristã e inspirando os corações a arderem com o desejo de compartilhar a mensagem de esperança, assim como os discípulos de Emaús fizeram há séculos.

Após as visitas, os missionários compartilharam suas experiências e as realidades que encontraram durante suas jornadas, encerrando o dia com a Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento.

Padre Jorge Bonfim, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), que em conjunto com os demais coordenadores da comissão preparou, organizou e formou os missionários para essa missão, expressou sua gratidão a todos os envolvidos:

“Chegamos à conclusão dessa bonita experiência missionária que a nossa igreja diocesana viveu. Que momento fantástico! Mais de mil missionários saíram às ruas, entraram em casas, comércios, abordaram as pessoas na rua, foram Igreja em Saída que acolhe a missão e envia também ao chamado de ser igreja. Bendito seja Deus pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro, que sempre incentivou uma Igreja em Saída, missionária e sinodal, pelos padres que abriram as suas paróquias, por todos aqueles que aderiram a esse projeto missionário, fruto da nossa caminhada sinodal do nosso 8° Plano Diocese de Pastoral. Em 2024, todos nós, em nossas paróquias, seremos corações ardentes, pés a caminho. Até lá!”

Confira as fotos aqui

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco