Padre Beto: Uma Vida Dedicada à compaixão e bondade ao próximo

A manhã de segunda-feira, 2 de outubro, trouxe uma notícia que abalou profundamente os corações de toda a Diocese de Santo André: o falecimento do Padre Roberto Alves Marangon, conhecido carinhosamente como Padre Beto. Com uma trajetória de dedicação à fé e ao serviço, Padre Beto deixou um legado que jamais será esquecido.

O velório do Padre Beto ocorreu na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, localizada em Diadema, onde ele serviu como pároco desde o ano de 2019. A comunidade se reuniu em peso para prestar suas últimas homenagens a esse sacerdote que, ao longo de seus 30 anos de presbitério, dedicou-se incansavelmente a ser um conselheiro espiritual e um pai pastor para os paroquianos. Sua presença afetuosa e constante marcou a vida das comunidades por onde passou, assim como durante os mais de 11 anos em que atuou como vigário geral de nossa diocese, de 2004 a 2015.

A Missa Exequial foi presidida pelo vigário geral, Padre Joel Nery, representando o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que está atualmente no Vaticano, na Itália, representando o episcopado brasileiro no Sínodo dos Bispos. A igreja estava repleta de familiares, amigos, religiosas, religiosos, seminaristas e grande parte do clero diocesano, além da presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp. scj.

Padre Joel leu as condolências do bispo diocesano, que destacou a dedicação incansável do Padre Beto à Diocese de Santo André ao longo de sua vida:

“Padre Beto, servo fiel e perseverante do Evangelho, e de nossa Igreja à qual se dedicou com amor. Padre que tinha profundo sentido de “diocesaneidade” e de amizade para com todos. Nós o agradecemos por tudo.”

Dom Nelson, por sua vez, prestou sua homenagem ao sacerdote, enfatizando a sabedoria e a prudência com as quais Padre Beto conduziu paróquias, exerceu cargos diocesanos e liderou pastorais e movimentos na Diocese, e seu cuidado e zelo com o próximo:

“Tinha e cultivava uma predileção especial também para com os mais necessitados. Perguntado em seu jubileu de prata sacerdotal qual seria o segredo da felicidade, respondeu ter vivido cada dia como se fosse o seu primeiro dia de padre.”

O sepultamento ocorreu no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul, cidade onde ele nasceu no dia 14 de novembro de 1955.

Padre Beto nasceu no dia 14 de novembro de 1955, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista A ordenação presbiteral aconteceu no dia 5 de dezembro de 1992, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Cláudio Hummes.

Sua formação acadêmica inclui Licenciatura em Ciências, Bacharelado em Ciências Biológicas, Especialização em Microbiologia, Bacharelado em Filosofia e Teologia, além de uma Especialização em Bioética.

Ao longo de sua caminhada sacerdotal, serviu em diversas paróquias, incluindo São Bento em São Caetano, Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora de Guadalupe na Região São Bernardo – Anchieta, São João Batista na Região São Bernardo – Rudge Ramos, onde permaneceu por uma década (2008-2018). Em 10 de fevereiro de 2019, assumiu como pároco da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, sendo também Administrador Paroquial “pro tempore” na Paróquia Maria Mãe dos Pobres, em Diadema, em 2022

Ele  também ocupou importantes cargos na hierarquia da Igreja, como Reitor do Seminário de Teologia em 2002, Vigário Geral em 2004, Assessor da Pastoral da Educação em 2005, Coordenador da Cúria em 2014, Vigário Geral Delegado em 2015, Assessor do COMIDI em 2016, Diretor Espiritual do Propedêutico em 2019 e Membro do Colégio de Consultores. Além disso, atuou como Coordenador da Região Pastoral SBC – Anchieta e SCS, bem como Coordenador da Pastoral Presbiteral.

Padre Beto será lembrado não apenas por seu extenso e servir à nossa diocese, mas também por sua compaixão, bondade e pelo legado de fé que deixa para todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo. Seu compromisso com a comunidade e sua devoção à fé servem de inspiração para todos nós, e sua falta será profundamente sentida em toda a Diocese de Santo André.

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André