Pastoral da Educação promove encontro com educadores

No domingo à tarde, 22 de outubro, a Pastoral da Educação da Diocese de Santo André realizou um encontro que reuniu mais de cinquenta educadores, um grupo de pessoas dispostas a discutir espiritualidade, educação e comprometimento.

Os coordenadores da pastoral Jerry Adriano e Glauber Machado, iniciaram o encontro acolhendo a todos e expressaram a alegria pela presença dos participantes e reconheceram os esforços que todos fizeram para participar.

Jerry e Glauber, que assumiram a coordenação da Pastoral da Educação no ano anterior, enfatizaram a importância de abranger não apenas professores, mas todos os educadores, reconhecendo que o processo educacional se estende para além das salas de aula, abrangendo as casas, as comunidades e todos os aspectos da vida. O encontro, portanto, buscou incluir todas as vozes e opiniões dos envolvidos na educação.

Além disso, os coordenadores destacaram a necessidade de que a Pastoral da Educação seja orgânica e envolvente, com a participação ativa de todos os interessados. O apoio do Padre Júlio Miguel, assessor diocesano, foi ressaltado como um fator importante na busca por uma educação mais significativa e enraizada na comunidade.

Padre Adriano Pereira, pároco da Paróquia São Pedro e coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo Rudge Ramos, e iniciou a formação falando sobre sua experiência na educação, e enfatizou a importância da preparação dos professores, e discutiu os desafios enfrentados na sala de aula e chamou a atenção para a complexidade do ensino, destacando que a educação é uma arte.

O sacerdote ressaltou a relevância da Igreja na educação ao longo da história, desde os jesuítas até os esforços recentes do Papa Francisco em promover o Pacto Educativo Global, um chamado para priorizar uma educação humanista e solidária com o objetivo de transformar a sociedade. Ele concluiu seu discurso convidando todos os envolvidos na educação a unirem forças para tornar o pacto uma realidade.

Padre Júlio ao encerrar o encontro,  enfatizou a importância do diálogo promovido e, juntamente com os presentes, consagraram-se à Nossa Senhora Aparecida.