Diocese de Santo André

Pastoral da Educação promove encontro com educadores

No domingo à tarde, 22 de outubro, a Pastoral da Educação da Diocese de Santo André realizou um encontro que reuniu mais de cinquenta educadores, um grupo de pessoas dispostas a discutir espiritualidade, educação e comprometimento. 

Os coordenadores da pastoral Jerry Adriano e Glauber Machado, iniciaram o encontro acolhendo a todos e expressaram a alegria pela presença dos participantes e reconheceram os esforços que todos fizeram para participar.

Jerry e Glauber, que assumiram a coordenação da Pastoral da Educação no ano anterior, enfatizaram a importância de abranger não apenas professores, mas todos os educadores, reconhecendo que o processo educacional se estende para além das salas de aula, abrangendo as casas, as comunidades e todos os aspectos da vida. O encontro, portanto, buscou incluir todas as vozes e opiniões dos envolvidos na educação.

Além disso, os coordenadores destacaram a necessidade de que a Pastoral da Educação seja orgânica e envolvente, com a participação ativa de todos os interessados. O apoio do Padre Júlio Miguel, assessor diocesano, foi ressaltado como um fator importante na busca por uma educação mais significativa e enraizada na comunidade.

Padre Adriano Pereira, pároco da Paróquia São Pedro e coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo Rudge Ramos, e iniciou a formação falando sobre sua experiência na educação, e enfatizou a importância da preparação dos professores, e discutiu os desafios enfrentados na sala de aula e chamou a atenção para a complexidade do ensino, destacando que a educação é uma arte.

O sacerdote ressaltou a relevância da Igreja na educação ao longo da história, desde os jesuítas até os esforços recentes do Papa Francisco em promover o Pacto Educativo Global, um chamado para priorizar uma educação humanista e solidária com o objetivo de transformar a sociedade. Ele concluiu seu discurso convidando todos os envolvidos na educação a unirem forças para tornar o pacto uma realidade.

Padre Júlio ao encerrar o encontro,  enfatizou a importância do diálogo promovido e, juntamente com os presentes, consagraram-se à Nossa Senhora Aparecida.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO