Diocese de Santo André

XXVII Romaria Afro-Brasileira em Aparecida abre o mês da Consciência Negra

O Santuário Nacional iniciou as celebrações do mês da Consciência Negra com uma Santa Missa no sábado, 4 de novembro, presidida pelo arcebispo de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Castro. A celebração marcou a XXVII Romaria da Pastoral Afro-Brasileira ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano trouxe o tema “Mãe Negra Aparecida, leve o clamor do seu povo ao seu filho Jesus” e o lema “PAB: Resistir, existir e fortalecer a identidade, eis a nossa Vocação”.

A Pastoral Afro-Brasileira, conhecida por sua atuação transformadora, teve representantes da Diocese de André, incluindo o Padre Edmar Antônio de Jesus. Durante a homilia, Dom Zanoni destacou a importância da afrodescendência na formação cultural e histórica do Brasil, enfatizando a contribuição significativa da população afrodescendente, que conta com mais de 200 milhões de pessoas no continente americano.

O arcebispo reforçou a necessidade de reconhecer e respeitar a cultura africana na ação evangelizadora da Igreja e citou uma fala do Papa Francisco, que através do Sínodo dos Bispos,  reconhece a importância do processo de escuta e discernimento guiado pelo Espírito Santo.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO