Um padroeiro para chamar de nosso

Com Santo André Apóstolo como padroeiro, as sete cidades do grande ABC, pertencentes a nossa diocese, possuem um intercessor servo e fiel. Entre os apóstolos que compõem a história da Igreja, André destaca-se por seu papel singular, irmão de Simão Pedro, um dos primeiros seguidores de Cristo, foi convocado junto ao Mar da Galiléia para uma missão transformadora, não mais para capturar peixes, mas para guiar almas. André, cujo nome de raiz grega simboliza força e coragem, exemplificou essas virtudes através de um testemunho de fé firme e audaz.

Nos tempos atuais, marcados por incertezas e frequentes desvalorizações da fé, Santo André emerge como um farol de esperança e um exemplar de devoção. Seu legado nos ensina que a evangelização é mais autêntica quando vivida do que quando falada; é na integridade de atos e na firmeza de convicções que a Palavra de Deus ressoa mais forte. Demonstrando isso, André conduziu Pedro a Cristo não por persuasão verbal, mas por meio da eloquência de sua convicção.

A fé inabalável de André, mesmo perante os desafios mais árduos, é exemplo de resiliência.  Ele  encoraja a todos a manterem-se perseverantes nas próprias crenças, inclusive quando estes enfrentam o desconhecido ou o temível. O sacrifício de André, que aceitou a cruz em forma de ‘X’ sem hesitação, é uma manifestação de humildade e entrega, mostrando que, diante do divino, o verdadeiro valor está na capacidade de se sacrificar.

Ao contemplar Santo André, não se vê apenas um apóstolo, mas um homem que, como muitos, carregava em si dúvidas e esperanças, e cujo coração ardia pelo amor divino. Ele nos revela que seguir a fé é percorrer um caminho às vezes árduo, mas sempre adornado com gestos de amor e momentos de graça.

Hoje, em busca de propósito, onde tantos buscam significado, ter como padroeiro este santo, oferece um convite para encontrar o sagrado  no cotidiano, para manter a fé diante do improvável e amar a despeito das incertezas. A história de Santo André é um convite à esperança e à luz, lembrando que até nos menores atos podemos refletir a luz da verdade e da esperança, tal como fez o pescador de Betsaida que se tornou um belo ícone de fé.

Que a veneração e devoção a Santo André Apóstolo inspire a todos a fortalecer a   própria   fé, amar de forma incondicional e testemunhar o Evangelho em cada ação. Seguindo os passos deste apóstolo, é possível ser um porto seguro nas tempestades contemporâneas guiando outros em direção à serenidade, fraternidade e à compreensão.

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

JUBILEU DIOCESANO, 70 anos de Acolhida e Missão

Queridos diocesanos e diocesanas, seguindo a caminhada do ano jubilar de nossa Diocese, vamos celebrar em unidade a Festa de Santo André, padroeiro de nossa Igreja Particular. Por isso, teremos uma programação especial:

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA

A cada dia da novena, as paróquias de todas as regiões pastorais vão se reunir na Matriz Santo André para celebrar:

21/11 • Região Diadema

22/11 • Região Santo André Centro

23/11 • Região SBC Anchieta

24/11 • Região Santo André Leste

25/11 • Religiosos da Diocese

26/11 • Comunidade paroquial

27/11 • Regiões Santo André Utinga e São Caetano do Sul

28/11 • Regiões São Bernardo Centro e Rudge Ramos

29/11 • Regiões Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sempre às 19h30, exceto dia 25 (16h) e dia 26 (18h).

SOLENIDADE DE SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

Celebremos em unidade diocesana, louvando e agradecendo a Deus pelo nosso padroeiro, na Paróquia Santo André, situada na Praça Presidente Vargas n° 1, Vila Assunção, em Santo André, com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, dia 30 de novembro, às 19h30.