Diocese de Santo André

Em missa de final de ano, Dom Pedro da posse ao diácono Diego das Dores

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, situada na Região Pastoral Diadema, acolheu o recém-ordenado Diácono Transitório Diego das Dores, como seu novo administrador paroquial, na noite de domingo, 31 de dezembro, na véspera do ano novo.

O rito de posse canônica ocorreu durante a celebração da Santa Missa, sob a presidência de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, e concelebrada pelo padre Gonise Portugal (Paróquia  Cristo Operário, Santo André), e contou também com a presença do diácono transitório Gustavo Laureano, que leu o Decreto de Nomeação do Diácono Diego como o novo Administrador Paroquial.

Durante uma homilia, Dom Pedro ressaltou a importância da bênção divina e o papel único de Maria na fé cristã. Ele explicou que a bênção de Deus é uma expressão de Sua aprovação e felicidade em relação às nossas ações. Tradicionalmente, era comum pedir a bênção aos pais, simbolizando o desejo de receber palavras de bondade e apoio. Segundo o bispo, ao pedir a bênção de Deus, buscamos Seu olhar misericordioso sobre nós, esperando que Ele se alegre com nossas ações e nos abençoe:

“A maior bênção de Deus para a humanidade é Jesus. Está tudo em Jesus Cristo, que nesse Evangelho que nós ouvimos é visitado pelos pastores, aqueles que vêm para acolhê-lo, contemplá-lo, aceitá-lo. E o menino recebe o nome de Jesus, que é isso: O Salvador, a bênção total de Deus para a humanidade. Porque em Jesus nós todos somos redimidos. Podemos, através de Jesus, chegar ao Pai, receber as bênçãos e graças de Deus”.

O bispo realçou o significado de Maria, a mãe de Jesus, e sua fé exemplar. Ele falou sobre como Maria representa a humanidade que acolhe seu Criador, e leu junto com todos a mensagem descrita no ABC Litúrgico:

 “Hoje, o primeiro dia do ano, a Igreja, nossa família da fé, se alegra porque celebramos a mãe desta família, Maria, a mãe de Jesus. Ele é a cabeça da Igreja. Por isso, Maria também é Mãe do Céu. O corpo eclesial somos nós. A figura de Maria, mãe de Jesus, aparece nos Evangelhos e nos demais escritos do Novo Testamento. Com certeza, Maria é aquela porta pela qual Cristo passou para entrar na humanidade. Jesus é o Filho de Deus que realmente se fez homem. Nasceu de uma mulher, como nós ouvimos na segunda leitura. Ele é em tudo semelhante a nós, menos no pecado”. 

O bispo concluiu sua homilia com um apelo à oração e à partilha, enfatizando a importância de ser uma bênção para os outros e promover a paz e alegria em Cristo.

Para simbolizar o papel do administrador paroquial na comunidade, recebeu os instrumentos que o auxiliará na condução do seu rebanho, como as chaves da igreja e do sacrário, jarra batismal e estola roxa, que culminou com sua proclamação como administrador paroquial e o abraço do bispo diocesano.

Padre Gonise, que acompanhou o diácono Diego durante seu estágio pastoral neste ano, compartilhou suas percepções com a comunidade, e falou da bênção recíproca entre o diácono e a paróquia, destacando a importância da relação mútua de cuidado e apoio. O padre encorajou a comunidade a orar pelas vocações sacerdotais, lembrando a todos da necessidade de bons sacerdotes para o ministério pastoral e concluiu com um convite para que a comunidade mantenha seus corações abertos e ore pelo padre, celebrando a chegada do Diácono Diego.

O novo administrador paroquial também expressou seus sentimentos e expectativas, agradeceu a Deus, à Virgem Maria, e ao Bispo Dom Pedro, ressaltando a proximidade e o cuidado especial do bispo com cada seminarista. Ele expressou sua alegria por se reunir novamente com a comunidade, especialmente no ano do jubileu de 50 anos da paróquia. Agradeceu à sua família pelo apoio contínuo e compreensão de sua missão.

A comunidade, por sua vez, acolheu calorosamente o Diácono Diego expressaram grande alegria e expectativa com sua chegada como administrador e guia espiritual. Enfatizaram a importância de sua liderança em um momento de esperança e renovação, especialmente durante a celebração dos 50 anos da paróquia. A comunidade mostrou-se ansiosa para crescer na fé sob a orientação do diácono, agradecendo sua disposição em servir e liderar em sua nova missão. Eles expressaram confiança na dedicação e sabedoria do diácono, esperando que este novo capítulo seja marcado por união, crescimento espiritual e um forte senso de comunidade.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO