Diocese de Santo André

Padres Ademir, Herculano e José Silva: comemoram 25 Anos de ministério

No dia 6 de dezembro de 1998, na Paróquia Santo Antônio de Vila Alpina, Santo André, três jovens foram ordenados padres por Dom Décio Pereira: Ademir Santos Oliveira, José Herculano Vicente e José Silva. A celebração do 25º aniversário marcaram um momento significativo em suas vidas e ministérios, refletindo um quarto de século de dedicação ao sacerdócio. Esse período não apenas representa um trajeto pessoal de fé, mas também um impacto profundo nas comunidades que eles servem. Durante esses anos, esses estimados padres assumiram várias responsabilidades, desde a condução de liturgias e sacramentos até oferecer apoio espiritual aos fiéis.

As comemorações do Jubileu de Prata ocorreram em suas respectivas comunidades. Padre Ademir celebrou na Paróquia São Judas Tadeu, com a presença do bispo diocesano, assim como o Padre Herculano, que celebrou no dia 7 em sua paróquia, ao lado do bispo e da comunidade. Padre José Silva realizou sua celebração na Paróquia Nossa Senhora da Salete. Essas celebrações foram uma oportunidade para as comunidades reconhecerem e agradecerem a incansável dedicação e serviço dos padres. 

Através das celebrações, as comunidades expressaram  gratidão, apoio e amor, sendo também uma ocasião para os padres renovarem seus compromissos com suas vocações e refletirem sobre as experiências vividas.

Conheça um pouco sobre a vida dos celebrantes:

Padre Ademir: Nascido em 21 de maio de 1969 em Santo André, São Paulo, filho de Antonio de Oliveira e Maria Teresinha dos Santos Oliveira, ambos de Sergipe. Ele completou o ensino fundamental em 1985 e o Magistério em 1989 em Rio Grande da Serra. Ingressou no Seminário Maior da Diocese de Santo André em 1990 para estudos filosóficos sob a orientação de Dom Airton José dos Santos. Formou-se em Filosofia em 1992 e, após um hiato, retornou para estudar Teologia sob a orientação de Dom Manuel Parrado Carral, formando-se pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em 1998. Ordenado diácono em junho de 1998 e presbítero em dezembro do mesmo ano, Padre Ademir serviu em vários cargos diocesanos importantes, incluindo Vigário Geral da Diocese de Santo André e presidente da Associação Lar Menino Jesus.

Padre José Herculano: Nascido em 07 de novembro de 1968 em João Monlevade, Minas Gerais, ingressou no Seminário em 1992. Sua ordenação diaconal foi em 7 de junho de 1998, seguida pela ordenação presbiteral em 6 de dezembro de 1998 por Dom Décio Pereira. Serviu em várias paróquias e desempenhou papéis importantes na diocese, incluindo assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira e diretor da Casa de Formação do Propedêutico. Atualmente, é diretor espiritual do Seminário de Filosofia e secretário do Caixa Comum do Clero.

Padre José Silva: Nascido em 23 de fevereiro de 1955 em Piatã, Bahia, foi ordenado em 6 de dezembro de 1998. Serviu na Paróquia Santa Luzia em Ribeirão Pires por 16 anos e, posteriormente, na Paróquia Sant’Anna. Atualmente, é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Além das funções paroquiais, Padre Silva foi coordenador da Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra e membro do Colégio de Consultores.

Compartilhe:

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja