Maria, a Mãe de Deus

Mensagem do Bispo Diocesano a todo o povo de Deus

Hoje, primeiro dia do ano, a Igreja, nossa família na fé, se alegra porque celebramos a Mãe desta família: Maria, a Mãe de Jesus. Ele é cabeça da Igreja, e por isso Maria é também Mãe do seu Corpo eclesial. A figura de “Maria, mãe de Jesus” aparece nos Evangelhos e nos demais escritos do Novo Testamento (cf. Mc 6,8; Mt 13,35; At. 1,4).
Jesus é o Filho de Deus, que realmente se fez homem, nasceu de uma mulher (cf. Gl 4,4). Ele é em tudo semelhante a nós, menos no pecado. Para se contrapor às tendências espiritualistas que não aceitavam a encarnação do Verbo Eterno, Jesus Cristo, a Igreja declarou esta verdade de fé no Concílio de Éfeso no ano de (431). Se Maria é Mãe de Jesus, e se Jesus é Deus, logo, Maria é a
Mãe de Deus que se fez homem. Maria é a imagem da humanidade que recebe o seu Criador encarnado: o Criador se torna criatura, um menino. O mais bonito é que ele quis ter uma mãe. Ele é solidário a nós e se faz um, como nós. Vemos assim que ao
celebrarmos Maria Mãe de Deus, na verdade celebramos Jesus que desejou ter uma mãe. E esta mãe é maravilhosa e Ele a fez poderosa, também partilhando-a conosco.
Como Jesus veio nos trazer a paz, Maria é chamada “rainha da paz”, porque é mãe daquele que é nossa paz. Por isso, celebramos também hoje o dia da Paz. A humanidade precisa de paz! Estamos em uma terceira guerra aos pedaços. O sofrimento da humanidade, em especial dos mais fracos, crianças, idosos e doentes, é grande. Roguemos à Mãe de Deus e nossa sua intercessão para que tenhamos paz: em nossos corações, nas famílias e na sociedade.
Sejamos fervorosos devotos de Maria, rezemos o terço todos os dias e nos confiemos a Ela, como Jesus Menino se confiou, e Ela cuidará de nós.
Como Pai e Pastor invoco sobre todos a bênção da saúde e da Paz que vem de Deus. Feliz Ano Novo!

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André