Padre Cleidson é o novo pároco da Paróquia Cristo Rei

No dia 5 de janeiro, primeira sexta-feira do ano, a Paróquia Cristo Rei em Diadema, tomou posse do seu novo pároco, Padre Cleidson Pedroso, em celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Com a igreja cheia de fiéis, com a presença das capelas que pertencem à matriz paroquial, parte do clero, Padre Vinicius Afonso, que pertence à região pastoral, leu o Decreto de Nomeação do novo Pároco.

Padre Cleidson diante do bispo e dos presentes, fez a Profissão de fé, em seguida, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos de Dom Pedro o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra.

Durante sua homilia, Dom Pedro enfatizou a importância do chamado sacerdotal, ilustrando como a liturgia diariamente reafirma que “Jesus é o Filho de Deus”. Ao refletir sobre o Evangelho, ele destacou a confissão de fé de Felipe, que reconheceu Jesus como o Messias enviado por Deus. Com preocupação, Dom Pedro abordou o receio contemporâneo de convidar jovens para o sacerdócio, citando: “Hoje nós temos medo de chamar um jovem para ser padre, porque pode causar um problema, ele pode entrar em crise, etc.” Ele disse sobre  a necessidade de seguir o exemplo direto de Jesus ao chamar seus seguidores, incentivando a superação dos medos associados a esse chamado.

Continuando sua mensagem, Dom Pedro refletiu sobre o impacto transformador do sacerdote na comunidade. Ele se referiu à jornada de Felipe, que após aceitar o chamado de Jesus, imediatamente se tornou um missionário, enfatizando: “Ele sentiu o chamado, disse sim e se torna um missionário.” Este exemplo, segundo Dom Pedro, mostra a resposta imediata e dedicada exigida pelo serviço de Cristo. Ele criticou as demonstrações de materialismo, e contrastou com as verdadeiras “coisas grandiosas” prometidas por Jesus, como a paz e o amor reinantes na Terra. Para ele, o papel do sacerdote é essencial nessa transformação, sendo uma manifestação do amor de Jesus pela humanidade.

Ao concluir, Dom Pedro falou sobre a chegada do novo pároco, padre Cleidson. Ele agradeceu ao pároco anterior e destacou a importância do papel do pároco na comunidade. “A função do pároco é muito importante”, expressou, comparando o padre a um pai de família que se envolve ativamente com seus filhos. Ele falou que o padre deve unir e santificar a comunidade, ser responsável pela celebração dos sacramentos e pela pregação da Palavra. Dom Pedro terminou sua reflexão abençoando o padre Cleidson em seu novo papel e incentivou a comunidade a receber seu ministério com amor e apoio.

Depois da homilia, o Padre Cleidson renovou as promessas sacerdotais e o bispo lhe entregou as chaves da igreja, do sacrário, jarra batismal e a estola roxa.  Na sequência, o padre prestou o juramento de fidelidade, sendo declarado empossado por Dom Pedro, e foi recebido por todos com muitas palmas.

A comunidade calorosamente acolheu Padre Cleidson como pároco, expressando alegria e gratidão a Deus por seu compromisso, e desejaram que ele viva os ensinamentos de Cristo com entusiasmo, sendo um mensageiro da Boa Nova e fortalecendo a fé através da Eucaristia. Inspirados pelo seu lema, “A esperança não decepciona”, pediram que a esperança e o amor a Deus guiasse sua jornada. A comunidade prometeu apoio e orações, enfatizando a união sob a proteção de Cristo Rei do Universo em meio aos desafios da missão.

Para acolher o novo pároco na região pastoral, Padre Vinicius  destacou a dinâmica e a participação da paróquia,  e ofereceu apoio ao ministério do Padre Cleidson, seja na Paróquia Cristo Rei ou no Seminário com os seminaristas, reforçando o compromisso de caminhar juntos em direção ao Reino dos Céus.

Padre Cleidson compartilhou com emoção e gratidão, sua satisfação em fazer parte da comunidade. Ele expressou alegria em ser acolhido com tanto carinho e relembrou o momento em que foi incumbido da missão pelo bispo Dom Pedro. Com humildade, agradeceu a confiança nele depositada e prometeu fidelidade e obediência. Ele fez questão de expressar gratidão aos colegas padres, especialmente ao Padre William, seu sucessor no Seminário Diocesano, e ao Padre Vinícius pela acolhida na região. Padre Cleidson também agradeceu ao Padre Hamilton, a quem sucedeu na Paróquia Cristo Rei, destacando a transição serena e respeitosa.

Ele reconheceu o apoio das paróquias por onde passou, incluindo as Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Maria Goretti, e falou sobre a importância dessas comunidades em sua trajetória. Concluindo, reafirmou sua devoção ao Coração de Jesus e a São José, prometendo dedicar-se à missão de acolhida, testemunho e evangelização junto à comunidade, com o compromisso de estar sempre ao lado de sua paróquia, conduzindo-a com amor e dedicação.