Acolhida e Missão: O caminhar da Diocese de Santo André para uma Igreja em saída

A Diocese de Santo André, sob a liderança do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, apresentou o subsídio pastoral “Acolhida e Missão”. Este material, dividido em duas partes fundamentais, propõe um caminho renovador para a prática de fé e comunitária, focando na acolhida e na missão como eixos transversais da ação evangelizadora da Igreja.

A primeira parte do subsídio, “Dimensão da Acolhida”, destaca a importância da hospitalidade e do acolhimento como elementos centrais na vida eclesial. Inspirado em ensinamentos bíblicos e pontifícios, o documento aponta para uma Igreja mais acolhedora e inclusiva, ressaltando a necessidade de uma cultura do encontro e da escuta ativa. Este segmento aborda diferentes aspectos da acolhida, desde a compreensão da depressão e do suicídio sem preconceitos até a integração de lideranças pastorais, clérigos, crianças, jovens, famílias, enlutados, enfermos, idosos, pessoas com deficiência, autoridades civis, pobres e excluídos.

A segunda parte, “Dimensão Missionária”, reflete sobre a necessidade da Igreja de se colocar em movimento, indo ao encontro das pessoas em diversos contextos sociais e culturais. O documento enfatiza a missão da Igreja como essencialmente missionária, inspirada na figura de Jesus Cristo, o primeiro missionário enviado pelo Pai. Além de discutir aspectos históricos e teológicos da missão, o subsídio oferece orientações práticas para a ação missionária em diferentes ambientes, como áreas de vulnerabilidade social, condomínios, zonas comerciais, industriais, espaços públicos e bairros.

O Bispo Diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, em sua apresentação, enfatiza que o material foi elaborado como resposta aos clamores contemporâneos por uma Igreja que seja genuinamente acolhedora e ativamente missionária. Ele ressalta a importância da formação permanente e do desejo de conhecer, informar, estudar e se aprofundar na vida eclesial, tanto teologicamente quanto pastoralmente, para melhor servir à comunidade.

Este subsídio chega num momento crucial, onde a Igreja busca renovar-se e adaptar-se aos desafios e necessidades do mundo atual. O documento não apenas fornece diretrizes para a prática pastoral, mas também representa um convite à reflexão e ao engajamento de toda a comunidade diocesana no processo de construção de uma Igreja verdadeiramente sinodal, participativa e comprometida.

A Diocese de Santo André, com este subsídio, demonstra um compromisso profundo com a renovação da Igreja, colocando a acolhida e a missão no centro de sua prática pastoral. Este material é um passo significativo para toda a diocese, com o intuito de criar uma comunidade eclesial mais inclusiva, solidária e missionária.

Este subsídio é destinado a todos os agentes de pastoral. Para adquiri-lo, você pode se dirigir à sua paróquia ou entrar em contato com o Centro Pastoral. O valor do subsídio é de R$ 12,00. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp no número (11) 99981-1233.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público