Seminaristas das casas de Filosofia e Teologia são enviados à missão

No dia 27 de janeiro, sábado, os seminaristas das Casas de Formação de Filosofia e Teologia embarcaram numa nova missão na Região Pastoral São Bernardo Rudge Ramos. A missa de envio foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, na Paróquia São João Batista, e contou com a presença de parte do clero da região, e dos padres Cleidson Pedroso e Rudnei Sertorio, reitores das casas de formação.

Durante a homilia, Dom Pedro destacou a importância da Palavra de Deus em nossas vidas, mencionando como ela nos alimenta e nos guia:

“A Palavra de Deus que nos foi dirigida é maravilhosa como sempre. Ela vem ao encontro do que buscamos. Todos nós viemos para nosso encontro com Jesus, que nos alimenta com sua Palavra e com a Eucaristia”.

Abordando os desafios contemporâneos, o bispo refletiu sobre a complexidade do mundo atual, marcado por avanços tecnológicos, mas também por uma carência de humanidade e solidariedade:

“Nosso mundo, tão avançado na tecnologia, está atrasado nos relacionamentos sociais e no amor fraterno. Estamos rodeados de sofrimento e preocupações, que muitas vezes nos afastam de Deus”.

Dirigindo-se especificamente aos seminaristas, enfatizou o significado da missão e o chamado para serem verdadeiros mensageiros do amor de Cristo:

“Como são belos os pés dos que anunciam o Senhor. A missão é um ir ao encontro dos outros, assim como Jesus veio ao nosso encontro. Vocês, seminaristas, serão abençoados hoje para levar adiante o nome de Jesus, falando em seu nome, com a força do seu amor”.

Dom Pedro também falou sobre a responsabilidade dos seminaristas em serem testemunhas de Jesus, alertando sobre a importância de sua missão e a maneira como devem conduzi-la:

“Não basta apenas proclamar quem é Jesus; somos chamados a viver segundo seu exemplo, mostrando o amor e a misericórdia de Deus em nossas ações. Jesus nos revela um Deus de amor, que não usa seu poder para oprimir, mas sim para libertar e amar”.

Ao final de sua mensagem, encorajou os seminaristas a abraçarem sua missão com criatividade e generosidade, inspirados pelo Espírito Santo:

“Não se limitem ao que está programado. Sejam criativos e generosos em sua missão. O Espírito Santo nos guia a sermos missionários livres e dedicados, capazes de levar a luz de Cristo a todos os lugares”.

O coordenador da região pastoral, Padre Adriano Pereira, também expressou seu acolhimento aos seminaristas e destacou a importância da missão não apenas para os seminaristas, mas para toda a igreja. “Acolho com muito carinho vocês. Sejam bem-vindos à nossa região. Que essa missão seja frutuosa tanto para vocês quanto para nossa região”.

Após a celebração, Dom Pedro procedeu com a bênção dos seminaristas com água benta, marcando o início oficial de sua missão. Ele também pediu que todos rezassem para que a missão trouxesse experiências enriquecedoras e fosse lembrada com carinho no futuro.

Os seminaristas, agora em missão, ficarão hospedados com famílias das comunidades paroquiais da região, participando ativamente da vida e das atividades paroquiais, uma oportunidade para fortalecer laços com a comunidade e vivenciar de perto a realidade pastoral da região.