Diocese de Santo André

Dom Pedro, bispo referencial do Sul 1 para Pastoral da Saúde, marca presença no encontro de formação em Osasco

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, foi eleito bispo referencial para a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e esteve presente  na Catedral de Santo Antônio, na Diocese de Osasco, durante o Encontro de Formação do Sub Regional São Paulo da Pastoral da Saúde. Este encontro aconteceu no dia 27 de janeiro e reuniu 315 participantes, promovendo um dia repleto de espiritualidade, aprendizado e união entre os participantes da pastoral.

Dentre as autoridades eclesiásticas presentes, destacaram-se além de Dom Pedro, bispo referencial,   Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, e ambos ressaltaram a importância da missão de cuidar dos enfermos sob a luz do evangelho.

Dom Pedro, compartilhou sua experiência e visão sobre os desafios da saúde pública, enfatizando a necessidade de um compromisso renovado com os mais vulneráveis: 

“Eu me apresento com muita humildade, para aprender, acompanhar e servir. Desde menino, acompanhava minha mãe na Pastoral da Saúde, e essa experiência moldou meu caminho.”

O encontro também contou com a presença do Padre João Inácio Mildner, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde Regional Sul 1, José Gimenes, coordenador Regional do Sul 1, além dos coordenadores das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses da Sub São Paulo, reforçando a amplitude e a unidade do trabalho pastoral em saúde.

A programação, rica em palestras sobre temas atuais, foi desenhada para atender às expectativas dos participantes, propiciando momentos valiosos de troca de experiências e confraternização. O Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde, Odalício Suzart, da Diocese de Osasco, recebeu elogios pelo empenho na organização do evento, garantindo a infraestrutura necessária para o sucesso do encontro.

O encerramento foi marcado pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Alexandre Douglas Crispim, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Diocese de Osasco, que acolheu calorosamente todos os participantes. A missa contou com a concelebração de diversos padres e diáconos, simbolizando a comunhão e o agradecimento pelo encontro frutífero.

O encontro destacou-se não apenas pela significativa participação, mas também pelo compromisso reiterado dos agentes da Pastoral da Saúde em ser luz e esperança nos ambientes de sofrimento, seguindo o exemplo de Jesus Cristo no cuidado aos doentes e necessitados.

O próximo encontro marcado é a 19ª Romaria da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1, que acontecerá no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Este encontro especial está programado para o dia 17 de fevereiro, com a celebração da Santa Missa às 9h. Mais detalhes sobre a romaria serão divulgados pela Pastoral da Saúde em breve.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO