Homilia da missa de exéquias do Pe. Carlito Dall’Agnese

Homilia da missa de exéquias do Pe. Carlito Dall’Agnese – 27/03/2024
Matriz de São José – S. Bernardo do Campo – D. Pedro Carlos Cipollini

Através de nós aqui presentes está reunida nossa Igreja Diocesana para rezar pelo descanso eterno do querido Pe. Carlito Dall’Agnese. Uma saudação especial a seu irmão Valter e seu primo padre carlista, representando sua família, aos paroquianos desta paróquia onde ele trabalhou muitos anos. Nessa gratidão pela acolhida do pároco, Pe. Jean. Não podemos deixar de citar três pessoas que acompanharam com carinho o Pe. Carlito: a leiga consagrada Maria de Lourdes Medeiros e os padres William Mariotto e Guilherme Franco, filhos espirituais do padre Carlito, que os viu crescer e ajudou no desabrochar da vocação sacerdotal.

Com os corações doloridos pela perda, mas confortados pela esperança, professamos nossa fé: a vida não é tirada, mas transformada, porque Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido viverá” (Jo 11, 25). Cremos que este servo bom e generoso já ouviu o chamado para entrar na eternidade feliz com Deus: “Vem servo bom e fiel… vem participar da alegria de teu Senhor” (Mt 25,23).

Pe. Carlito foi um padre bom e generoso, de um coração grande no qual cabiam todos. Um coração voltado para o horizonte do Reino retratado pelo Evangelho através das bem-aventuranças. Bem-aventurados os pobres em espírito, os que tem sede de justiça, os pacíficos, os de coração puro, os misericordiosos… Padre Carlito foi tudo isto a seu modo, seu modo inquieto de ser, bem longe da prudência do mundanismo, mas foi repleto da prudência de Deus: “Ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16), como escreve São Paulo.

Ficou longe dele a omissão e o medo, como Jesus, ele trouxe o fogo à terra e desejou que este fogo se alastrasse, fogo do Espírito Santo que renova todas coisas (Lc 12,49; Mt 3,11). Foi este ardor missionário que o levou a trabalhar na missão no Pará, onde ajudou a fundar a Paróquia São José, na hoje Arquidiocese de Santarém-PA Foi um luminoso exemplo de fé e perseverança marcando a história de nossa Diocese com seu ministério vivido em tempos difíceis e desafiadores. Soube na sua longa vida fazer amizades e exercer sua missão formando comunidades voltadas para a inclusão.

Neste momento, queremos confiar a Deus a vida do Pe. Carlito. “A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá… serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos” (Sb 3, 1-9).

Agradeçamos a Deus por esta vida sacerdotal repleta de realizações. No ano passado, aqui mesmo nesta igreja de São José, celebramos seus 60 anos de sacerdócio. Foi um dia de gratidão que muito o alegrou. Hoje, renovamos nossa gratidão a Deus por nos ter dado o Pe. Carlito, e ao Pe. Carlito por nos ter dado seu ministério presbiteral na Igreja de Santo André, que ele tanto amou; esta Igreja que sempre lhe retribuiu este amor e hoje o devolve a Deus para que junto dele interceda por nós, para que, nossa Diocese nunca perca o horizonte do Reino que é justiça e paz.

Dai-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ele vossa luz sem fim. Amém!