Juventude Diocesana realiza Caminhada Quaresmal

No período litúrgico dedicado à reflexão, ao jejum e à oração, com o objetivo de promover a conversão, os jovens da Diocese de Santo André se reuniram para a mais recente edição da Caminhada Quaresmal. Esse encontro, organizado pelo Setor Juventude, aconteceu durante a manhã do Quinto Domingo da Quaresma, na Região Pastoral São Caetano do Sul.

Desde o início da manhã, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária acolheu calorosamente a juventude para a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Dayvid Silva, assessor eclesiástico do setor, e concelebrada pelo pároco Padre Felipe Cosmo Sobrinho.

Durante sua homilia, Padre Felipe ressaltou a essencialidade da preparação para o mistério da Paixão de Cristo, e sublinhou a caminhada de conversão como uma resposta generosa a Deus, que se manifesta na escuta atenta da Palavra, na dedicação à oração e na realização de atos de caridade. Ao apresentar a entrega de Jesus como uma oferta pascal, convocou os fiéis a viverem diariamente sua fé, e falou sobre papel da juventude na evangelização e na edificação de um mundo mais solidário também foi destacado, alinhando-se à Campanha da Fraternidade e incentivando a promoção da amizade social e da fé inabalável em Jesus.

Júnior Medeiros, coordenador do Setor Juventude, após a celebração, convidou todos para um café da manhã, proporcionando um momento de partilha e de aproximação entre os jovens. Seguiu-se uma peregrinação pelas ruas do Bairro Cerâmica, na qual a Via Sacra de Jesus foi contemplada, conduzido Padre Dayvid, demonstrando aos que passavam ou olhavam pela janela uma poderosa demonstração da fé dos jovens.

Os jovens meditaram sobre as palavras do Papa Francisco, que destacou os sofrimentos lacerantes de muitos jovens, dificuldades estas que, por vezes, parecem inexprimíveis e os condenam a uma vida de constante tribulação. Contudo, a mensagem do papa foi um lembrete poderoso da capacidade de superação, incentivando-os a firmar sua esperança em Deus, especialmente diante de adversidades. Essa reflexão instigou a juventude a encarar os desafios com fé, fortalecendo seu espírito e compreensão de que, mesmo nas maiores dificuldades, há sempre um caminho de consolação e esperança, ecoando a promessa de que aqueles que choram serão consolados.

A meditação da Via Sacra não apenas os encorajaram a perseverarem, mas também a confiar na misericórdia divina, que se manifesta na capacidade de renovação e no acolhimento de cada jovem como parte integrante e valiosa da nossa Igreja Particular e da sociedade como um todo.

Ao retornarem à paróquia, os jovens adoraram o Santíssimo Sacramento e Júnior Medeiros expressou sua gratidão a todos os jovens presentes, fazendo menção especial ao Padre Dayvid e ao Seminarista Breno de Oliveira Santos, por sua dedicação e apoio ao setor. Ele comemorou o reencontro e a unidade vivenciada durante a manhã, reforçando a alegria em estarem unidos e na presença de Jesus.

A Caminhada Quaresmal, um encontro itinerante que retomou suas atividades após o período de pandemia, ocorre anualmente, sempre em uma região pastoral diferente. Essa tradição reafirma o compromisso dos jovens com sua fé e com ações que refletem a mensagem de amor e de esperança do Evangelho.

Confira todos as fotos, clicando aqui.