Paróquia São José Operário em Mauá, celebra dedicação da Igreja

No domingo, 21 de abril, a Paróquia São José Operário, da Região Pastoral de Mauá, celebrou a missa do 4º Domingo da Páscoa, marcada pela dedicação da igreja. A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo administrador paroquial, Padre Marcelo Aparecido Moura, com a presença do Diácono João Oliveira dos Santos, e toda a comunidade reunida para este momento de emoção e fé.

Na entrada da igreja, Dom Pedro saudou os fiéis, expressando sua alegria:

“Hoje é um dia maravilhoso para essa comunidade paroquial de São José Operário. Vamos bendizer a Deus por este momento solene de dedicação desta igreja, deste templo. Somos a verdadeira Igreja, de pedras vivas, conforme São Pedro descreve em sua carta. Mas essa igreja de pedras vivas precisa de um local para se reunir. Então, essa igreja de tijolos aqui é a casa da comunidade. Assim como nós, quando arrumamos uma casa, temos fé, chamamos o padre para benzer a casa e, então, vamos dedicar a Deus este templo, esta casa de oração.”

Destacando o significado de cada gesto e o papel missionário da comunidade, Dom Pedro trouxe palavras de encorajamento e gratidão:

“Bendigamos a Deus por todos vocês que colaboraram para melhorar e reformar a igreja, o padre Marcelo, o diácono João, as lideranças das comunidades. Conversando com as lideranças, vi quanto entusiasmo e alegria. Que bonito, que maravilha! Parabéns! Isso é o Divino Espírito Santo iluminando o coração de cada um, membro da nossa querida Igreja Católica aqui neste local, na cidade de Mauá.”

O rito de dedicação começou com a Bênção da Água e Aspersão, substituindo o Ato Penitencial, o bispo abençoou a água em memória do batismo e em sinal de penitência, aspergindo o povo e as Paredes da Igreja, e purificando o altar.

O bispo diocesano refletiu em sua homilia sobre a figura de Jesus como o “Bom Pastor”, destacando o significado do 4º Domingo da Páscoa:

“O nosso Bom Pastor que dirige o rebanho de Deus, somos nós. O pastor é aquele que cuida, que se desvela para cuidar do seu rebanho. E Jesus diz que Ele é o Bom Pastor, porque Ele deu a vida pelo rebanho, morreu na cruz por nós. E Ele diz que morreu porque Ele quis. Ele deu a vida, mas Ele também tem o poder de retomar essa vida através da sua ressurreição. Nós seguimos Jesus e, nesse seguimento de Jesus, nos tornamos filhos e filhas de Deus.”

Dom Pedro falou sobre a grande importância do papel do pastor na vida cristã, exortando os fiéis a adotarem esta postura em suas vidas diárias:

“Nós também devemos ser bons pastores uns dos outros, cuidando do outro, não fazendo o mal, ajudando, não explorando, dando a vida como Jesus fez.”

Ele também ressaltou a necessidade de orar por vocações sacerdotais e por líderes na sociedade que cuidem do povo com zelo, reiterando que “pedir a Jesus que dê bons pastores para sua Igreja” é essencial para uma sociedade justa e plena.

Ao final da homilia, Dom Pedro celebrou a dedicação e o trabalho da comunidade, especialmente do Padre Marcelo, na reforma da igreja:

“Quero parabenizar essa comunidade, o Padre Marcelo, pelo seu zelo em cuidar da casa de Deus, do local da reunião da comunidade, comunidade que é a verdadeira Igreja de Pedras Vivas.”

Ele concluiu com uma reflexão sobre a construção do reino de Deus, comparando à “cidade nova” de Jerusalém Celeste, reiterando a importância de seguir a Cristo todos os dias da vida.

O rito de dedicação do altar teve início logo depois da homilia com a invocação dos Santos, através da Ladainha de Todos os Santos, em seguida depositou-se a relíquia do Beato Padre Donizetti Tavares de Lima, e após a oração de dedicação e consagração, o bispo ungiu o altar com o Santo Óleo do Crisma, e Padre Marcelo ungiu as doze cruzes presentes na Parede da Igreja, Dom Pedro incensou o altar.

Terminado o rito, os ministros extraordinários da comunhão revestiram o altar, e a velas foram acesas, para que a luz de Cristo resplandeça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade.

Ao final da celebração, a comunidade agradeceu a presença do bispo e o presenteou com a imagem de São José Operário. Padre Marcelo expressou gratidão a Dom Pedro, e a todos os envolvidos na organização da celebração, enfatizando o comprometimento e a dedicação da comunidade paroquial que desempenharam papeis essenciais durante todo o processo.

Marcando este momento de dedicação, o bispo diocesano e o padre  realizaram conjuntamente o ato solene de descerramento da placa comemorativa, sendo lida para todos os presentes.

Veja todas as fotos clicando no link.