Na manhã de domingo, 28 de abril, ocorreu a Assembleia Geral Eletiva da Renovação Carismática (RCC) da Diocese de Santo André no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo. O encontro marcou a conclusão do ano de 2024 e o planejamento para o triênio de 2025 a 2027.
A assembleia começou com a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo, seguida de um café da manhã compartilhado entre os participantes. Durante o encontro, o bispo diocesano Dom Pedro Carlo Cipollini compartilhou uma reflexão profunda com os presentes, dizendo:
“Não quero dizer uma palavra diferente daquela de Jesus que está hoje no Evangelho: ‘Eu sou o tronco, vós sois os ramos’, que bonito. Ele é o tronco, nós somos os ramos e devemos estar grudadinho nesse tronco”. Enfatizando a importância da conexão com o divino, ele prosseguiu, “E isso se faz para receber a seiva, essa seiva da vida que alimenta o ramo, para que o ramo dê frutos”.
Dom Pedro também destacou como viver os mandamentos de Jesus, principalmente o amor, pode transformar a realidade: “Mas nossa fé é a vitória que vence o mundo. Tudo o que não é amor vai desaparecendo.” Ele abordou ainda a dualidade entre o bem e o mal, refletindo sobre a destruição simbólica de ‘Babilônia’ e a construção divina da ‘Jerusalém Celeste’. Encorajou a todos a serem “pedras viventes da Jerusalém Celeste”, lembrando que “a Babilônia já está condenada”. Ao final, destacou o significado transformador do amor e da cruz: “A cruz é a nossa passagem, está entrando na porta do céu. Se você passar pela cruz, você entra; é a cruz, é o amor, é a rocha”.
Seguindo o cronograma da assembleia, depois de uma manhã de oração, louvor e meditação da Palavra, os presentes realizaram a eleição, sendo Francisco Isael eleito o novo Presidente do Conselho Diocesano, com John Fabian escolhido como seu Secretário Geral.
Fotos: Comunicação da RCC Diocese de Santo André