O Diácono Maike Nonicio de Andrade, do Instituto Secular Padres de Schoenstatt, recebeu o sacramento da ordem pela imposição das mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, na manhã de sábado, 11 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, em São Bernardo do Campo.
A celebração contou com a presença de padres da diocese, de Londrina e de Schoenstatt, além de seminaristas, religiosos, religiosas e uma grande parte do povo de Deus, incluindo membros da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do bairro Ferrazópolis, de onde o diácono viveu sua infância.
Durante o rito, Dom Pedro perguntou se Maike era digno de receber o sacramento, ao que o Padre Vandemir Meister, superior do Instituto dos Padres de Schoenstatt, respondeu afirmativamente.
Dom Pedro, em sua homilia, ressaltou a alegria e a satisfação de testemunhar a fé de Mike, que decidiu seguir Jesus de perto, respondendo ao chamado de Deus. Ele destacou que Jesus escolheu seus apóstolos para estarem com Ele e serem missionários, como relatado no Evangelho de Marcos, e enfatizou que a essência do seguimento de Jesus é viver o amor:
“O amor é doação ágape. O amor é sair de si. O amor é serviço. Jesus é a imagem do Deus Vivo, manifestação do amor de Deus.”
O bispo também falou sobre a figura de Maria como exemplo de total disponibilidade a Deus, e ressaltou que a verdadeira humildade leva ao amor através do esvaziamento de si mesmo e da ausência de competição ou busca de poder:
“O amor é disponibilidade. Mestre Eckhart, um místico, diz: ‘Qual é a maior virtude de Maria? E todos respondem: a humildade. Ele diz: não, é a disponibilidade. Estar disponível a Deus para que Ele dirija sua vida, cumpra na sua vida a sua vontade.’”
Dom Pedro concluiu lembrando que o Movimento Apostólico de Schoenstatt é centrado na figura de Maria, a serva do Senhor, que acompanhou Jesus em seu sofrimento por amor. Ele enfatizou que Maria sempre nos leva a Jesus, cuja missão é revolucionária ao espalhar o amor sem sede de poder:
“Maria quer nos levar a Jesus. E Jesus é o amor de Deus que se manifesta. Neste modo de existir, onde não há sede de poder, mas disponibilidade para servir e espalhar pelo mundo o amor de Jesus.”
Ele exortou Mike a seguir o exemplo de Maria, servindo a Jesus com fidelidade e disponibilidade, confiando que Jesus sempre estará ao seu lado, conduzindo-o no cumprimento da vontade de Deus e concedendo-lhe paz eterna.
Após a homilia, Dom Pedro interrogou Maike sobre a disponibilidade de abraçar fielmente as responsabilidades do ministério presbiteral. Em seguida, o ordenando prostrou-se no chão durante a Ladainha de Todos os Santos, e então aconteceu a imposição das mãos do bispo e a prece de ordenação, ocasiões em que o dom do Espírito Santo é concedido ao eleito.
Após esses momentos, o neossacerdote foi revestido da estola presbiteral e da casula, e o bispo ungiu com o Óleo do Santo Crisma as palmas das mãos do novo padre, que também recebeu o pão e o vinho, indicando a sublime missão de presidir a celebração da Eucaristia, sendo então acolhido por todos os presbíteros.
Ao final da Santa Missa, o recém-ordenado Padre Maike, emocionado, expressou sua gratidão pela colaboração e presença de todos.