Diocese de Santo André

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

A missa exequial do Diácono Permanente Carlos Caviola Foiani foi celebrada na manhã do dia 7 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santo André. Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a cerimônia reuniu o clero diocesano, familiares e amigos, que se uniram para prestar suas últimas homenagens a Carlos, falecido no dia anterior, 6 de agosto.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a solidariedade de Jesus na dor pela perda de entes queridos, mencionando o exemplo de quando “Jesus chorou a morte de seu amigo Lázaro.” O bispo sublinhou que essa solidariedade de Cristo nos inspira a sermos solidários também nos momentos de luto, especialmente ao acompanhar a família de Carlos neste momento difícil: 

“Jesus está conosco em todos os momentos, especialmente neste momento crucial da perda de um ente querido.”

O bispo também refletiu sobre a fé e a vocação de Carlos, afirmando: 

“Carlos acreditou tanto que quis seguir Jesus, tornando-se diácono para servir. Ele não apenas acreditou, mas viveu essa fé com uma tranquilidade que sempre me impressionou. Pela nossa fé, cremos que ele já provou a bondade de Deus e está em paz.”

 Ao concluir, Dom Pedro convidou todos a refletirem sobre sua própria fé e a confiarem na ressurreição prometida por Cristo, destacando que cada conversão em nossa vida é um prenúncio dessa ressurreição.

Diácono Marcelo Cavinato, coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos, prestou sua homenagem, reforçando a esperança cristã na vida eterna:

“A casa de meu Pai tem muitas moradas… Carlos agora, pela nossa fé, está livre do condicionamento humano, experimentando a infinita misericórdia de nosso Pai.”

Carlos Caviola Foiani nasceu em 23 de outubro de 1979, em Santo André, filho de Antonio Foiani e Marcia Caviola Foiani. Ele sempre esteve ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Forania Santo André – Utinga, sua igreja de origem. Casado com Ana Paula da Paixão Foiani, era pai de duas filhas, Letícia e Gabriele, foi ordenado diácono em 12 de dezembro de 2021 e, desde então, dedicou sua vida ao serviço diaconal e demonstrou um profundo compromisso com o serviço e a fé.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba