Diocese de Santo André

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

🖌Levamos ao conhecimento de todo povo de Deus que Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André, no uso de suas atribuições, assinou os seguintes documentos:📃
  • Prot. 3532/35 – 14/08/2024: Por este Decreto, estabelecemos segundo as normas dos cânones 265, 267 e 693 do CDC que, a partir da data subscrita, o Revmo. Sr. Pe. Alcides Ribeiro Filho fica incardinado à Diocese de Santo André, estando doravante absoluta e definitivamente incorporado à mesma, fazendo parte de seu Presbitério perpetuamente, com todos os deveres e direitos, conforme as normas contidas no Código de Direito Canônico e os usos e costumes de nossa Diocese (cf. Diretório dos Presbíteros). Exortamos o referido clérigo para que viva a “diocesaneidade”, sua nova identidade, como pertença e amor para com sua diocese, seu bispo e presbitério.
  • Prot. 3533/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Alcides Ribeiro Filho, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo – Parque São Vicente, em Mauá – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3534/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Soares Rodrigues, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Judas Tadeu – Jardim Caçula, em Ribeirão Pires – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3535/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Eliano Bispo dos Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São José – Vila Assis Brasil, em Mauá – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3536/35 – 14/08/2024: Por este decreto, determinamos uma Visita Canônica de um delegado nosso, o Revmo. Sr. Pe. João Aroldo Campanha, Vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, ao Grupo intitulado Discípulas da Mãe de Deus, a fim de conhecer melhor sua história, carisma e propósitos, vendo assim a possibilidade de integrá-lo no conjunto da Igreja Particular de Santo André, e, caso contrário, após analisar o Relatório desta a visita, emitir um juízo que impossibilite confundir: a) grupos que caminham por conta própria, autônomos da orientação episcopal e eclesial passando-se por legítimos, b) com grupos ligados à Igreja sob a égide da autoridade apostólica do Bispo, coadjuvado pelo Presbitério. Esclarecemos e exortamos, o referido grupo que: não deve, por questão de veracidade e coerência, seus membros, enquanto não obtiverem as devidas aprovações, como pede o Direito, a fim de estarem em comunhão com a Igreja, viverem e adotarem costumes, como se já fossem reconhecidas oficialmente e publicamente como religiosas, inclusive recebendo novos membros para “noviciado ou postulantado”, vivenciando publicamente nas igrejas os ritos e práticas das ordens e congregações devidamente constituídas, sem que sejam suas Constituições devidamente aprovadas, após a devida regularização canônica de sua situação na Igreja. Esta advertência é feita com paternal desejo de que sabendo esperar o tempo de Deus se possa chegar a bom termo e evitar ao mesmo tempo sanções cabíveis (cf. CDC cân. 1371 § 2). Que a Virgem Santíssima, Mãe de Deus, possa iluminar a todos e em especial o Visitador nomeado, para que prevaleça com discernimento e amor à Igreja o que for para maior glória de Deus.
  • Prot. 3537/35 – 14/08/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Eldorado, em Diadema – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Eduardo de Alcântara, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3538/35 – 14/08/2024: Fazemos saber que, para melhor atendimento das necessidades pastorais e espirituais da parcela do povo de Deus que vive em nossa Diocese de Santo André, especificamente na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de São Bernardo do Campo – SP, e para melhor articular as ações pastorais na Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos; Após ter dialogado e ouvido o parecer favorável do Administrador Paroquial da referida Paróquia, dos Vigários Forâneos das Foranias São Bernardo do Campo – Centro e São Bernardo do Campo – Rudge Ramos, bem como os Párocos, Administradores Paroquias e Diáconos Permanentes das respectivas Foranias, e por fim do Conselho Diocesano de Presbíteros, por meio deste documento, havemos por bem determinar a mudança na configuração da seguinte Forania: a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja igreja matriz está situada na Rua Maria Adelaide Lima Quelhas, nº 100, Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo do Campo – SP, passa a partir desta data a pertencer a Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos.
  • Prot. 3539/35 – 14/08/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São Benedito – Bairro dos Casa, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de até 1º de maio de 2026.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba