Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

No dia 9 de setembro, a Diocese de Santo André se reuniu em um momento de profunda comoção para a Missa Exequial do seminarista Eduardo Barbosa Pereira, falecido no dia anterior, 8 de setembro de 2024. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e ocorreu na Paróquia Santo Antônio, no bairro Battistini, em São Bernardo do Campo, onde Eduardo era paroquiano dedicado. Familiares, amigos, seminaristas e membros da comunidade diocesana se uniram em oração para prestar suas últimas homenagens ao jovem seminarista, que estava prestes a ser ordenado diácono.

Eduardo, filho de Marinalvo Barbosa Pereira e Elaine Cristina Pereira, nasceu em 9 de maio de 1993. Ingressou no Seminário Diocesano em 2017 e estava em seu último ano de Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – PUC-SP. Ao longo de sua formação, Eduardo se destacou por seu zelo pastoral, dedicação à vida paroquial e amor à Igreja. Sua trajetória de vocação, interrompida de forma tão precoce, comoveu profundamente todos os que o conheceram.

Dom Pedro conduziu uma homilia carregada de emoção e fé, ressaltando o mistério da vida e da morte à luz da esperança cristã. Ele iniciou reconhecendo o pesar de todos: “Uma nuvem de tristeza baixou sobre nós, porém, a nossa fé ilumina nossa escuridão”, disse ele, reforçando que, mesmo em momentos de dor, a comunidade se reúne em fé para celebrar a vida de Eduardo, que dedicou sua caminhada ao serviço de Deus e da Igreja.

O bispo diocesano também destacou a seriedade com que Eduardo abraçou sua vocação e sua caminhada cristã:

“Cada um de nós custou o preço do seu sangue. Por isso, nós cremos que o Eduardo está com Ele, pela sua fé, pela sinceridade do seu itinerário cristão, levado com seriedade, generosidade na doação e na entrega de sua vida para consagrar-se ao presbiterado”.

O bispo ainda falou sobre a serenidade com que Eduardo enfrentou a doença que o vitimou, reconhecendo o espírito de entrega e confiança em Deus que o seminarista demonstrou até o fim.

Ele também lembrou a proximidade da ordenação dos seis colegas de turma de Eduardo, que se emocionaram profundamente durante a missa:

“Eles serão ordenados em dezembro, e estão aqui para continuar a missão, levando na memória esse amigo que os acompanhou durante todo o tempo de formação e que agora intercede por nós.”

O bispo concluiu pedindo a todos que mantivessem seus corações “repletos de fé, esperança e, sobretudo, de ação de graças a Deus por essa vida que foi vivida no meio de nós, na fé.”

A missa contou com a presença significativa de seminaristas de outras dioceses, alunos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – PUC-SP, e muitos fiéis das paróquias onde Eduardo exerceu seu trabalho pastoral. O clero diocesano esteve presente, demonstrando o carinho e apreço pelo jovem seminarista. Todos os seminaristas da Diocese de Santo André estavam visivelmente emocionados, principalmente os seis colegas de turma de Eduardo, que se preparam para a ordenação diaconal em dezembro deste ano.

No final da celebração, o seminarista Breno de Oliveira Santos, do primeiro ano de Teologia, falou em nome de todos os seminaristas. Em seu discurso, Breno destacou a influência de Eduardo em suas vidas e o exemplo que ele deixou: “Eduardo foi um exemplo para todos nós, sempre dedicado e fiel à sua vocação”. Ele também expressou sua confiança nas orações de Eduardo junto a Jesus, pedindo que continuasse a interceder por todos eles agora do céu.

A missa encerrou-se com uma forte mensagem de gratidão e consolo, com Dom Pedro pedindo a todos que mantivessem seus corações “repletos de fé, esperança e, sobretudo, de ação de graças a Deus por essa vida que foi vivida no meio de nós, na fé”.

Desde o anúncio do falecimento de Eduardo nas redes sociais da Diocese de Santo André, várias mensagens de carinho e gratidão chegaram, destacando sua dedicação à Igreja e seu impacto nas comunidades.

Kelly Neves Wilk escreveu: “Descanse em paz, Edu… uma das coisas que mais marcou foi o cuidado com a homilia do Pe. Alex Sandro Camilo. A atenção e carinho que ele dava a cada detalhe era impressionante.”

Jesunita Sebastião Miranda, emocionada, afirmou: “A gente vai conhecendo esses meninos, acolhendo na comunidade e amando como se fossem filhos. Quando se despedem, já dói… agora, essa despedida deixa nossos corações ainda mais tristes.”

Glaucia Barros Stechi relembrou: “Tive o prazer de conhecer o seminarista Eduardo, já tinha o dom da palavra, sempre com um sorriso no rosto e palavras certeiras.”

Essas homenagens, repletas de afeto, mostram o quanto Eduardo impactou as comunidades com seu exemplo de dedicação e amor à vocação sacerdotal. Mesmo em sua partida, ele deixa um legado que continuará a inspirar todos aqueles que o conheceram.

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André