Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá

O Encontro Diocesano do Terço dos Homens, realizado no sábado, 14 de setembro, no Santuário Diocesano da Imaculada Conceição, em Mauá, reuniu centenas de homens de todas as dez foranias da Diocese de Santo André. Padre Claudio Tafarelo, reitor e pároco do Santuário, acolheu calorosamente a todos os presentes, reforçando o espírito de fraternidade e comunhão que marcou o dia.

A manhã teve início com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Flavio José dos Santos, vigário do Santuário. Em seguida, membros dos grupos compartilharam seus testemunhos sobre o poder da oração do santo terço em suas vidas, destacando as graças alcançadas por meio da devoção.

Jorge Lorente, apresentador do programa “Deus Conosco” da Rádio Imaculada, trouxe uma reflexão inspiradora sobre a acolhida e amizade no Terço dos Homens, enfatizando a importância da oração em comunidade. “Rezar com o irmão nos conduz à Salvação”, disse Lorente durante sua palestra.

O Padre Cleidson Pedroso, assessor eclesiástico do Terço dos Homens, junto com o seminarista Alex Jones, reforçaram a relevância da devoção na vida familiar. “A oração do terço em família fortalece os laços de amor e traz a presença de Maria e de Jesus ao lar”, explicou o Padre Cleidson. Seguindo esse momento, os presentes vivenciaram um momento mariano especial de devoção.

Após o almoço, os participantes seguiram em procissão pelas ruas ao redor do Santuário, carregando a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Com terços nas mãos, caminharam em oração, recitando os mistérios até retornarem ao Santuário, onde o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração da Santa Missa.

Em sua homilia, o bispo diocesano acolheteu a todos e disse sobre a fé dos grupos do Terço dos Homens:

“Saúdo todos vocês do Terço dos Homens da nossa Diocese de Santo André que estão aqui presentes. O número de participantes é tão grande que nem caberia nessa igreja, mas o mais importante é que vocês estão aqui, e isso é maravilhoso. Dá para ver a fé, o fervor e o carinho que vocês têm por este movimento, que graças a Deus está cada vez mais presente em nossa Diocese. Queira Deus que continue se difundindo em todas as nossas paróquias, porque o Terço dos Homens não apenas reúne pessoas, mas nos coloca diante de Jesus, com Maria. Toda vez que rezamos o Terço, Maria reza conosco para nos apresentar a Jesus.”

Dom Pedro também falou sobre a importância de reconhecer Jesus em nossas vidas:

“A Palavra de Deus nos faz uma pergunta: Quem é Jesus para você? Não é uma pergunta teórica, mas pessoal. Assim como Pedro reconheceu que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, também nós devemos ter essa certeza em nossos corações. Jesus nos salva e nos convida a segui-lo, mesmo nos momentos de dificuldade. O Terço nos aproxima de Maria, que nos leva ao encontro de seu Filho.”

Ele concluiu destacando que todos são chamados a carregar a própria cruz com firmeza, assim como Maria esteve firme aos pés da cruz de Jesus, e ressaltou que o Terço é um instrumento poderoso de conversão, e que ao rezá-lo, os fiéis pedem pela salvação dos pecadores, começando por eles mesmos, e ainda incentivou a continuidade dessa oração, confiando as vidas nas mãos de Deus.

Ao final da Missa, o Padre Cleidson agradeceu a todos os presentes e àqueles que ajudaram a organizar o encontro:”

“Cada um que se dispôs a estar aqui, vindo de perto ou de longe, contribuiu para tornar este momento ainda mais especial. Quero agradecer de forma especial ao Santuário e ao Padre Claudio, que nos acolheu com tanto carinho.”

O assessor também fez um anúncio importante: em 2025, por ocasião do Jubileu Peregrinos da Esperança, o próximo Encontro Diocesano do Terço dos Homens acontecerá no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo do Campo.

A celebração foi concluída com o sorteio da paróquia que acolherá a imagem peregrina de Nossa Senhora até o próximo encontro. A Paróquia Menino Jesus de Praga, em Diadema, foi a escolhida para essa honra. O dia encerrou-se com o lançamento de um grande terço em direção ao céu, representando as orações elevadas a Deus ao longo do evento.

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André