Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Na manhã do dia 17 de setembro, a Diocese de Santo André se despediu do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho, em uma Missa Exequial realizada no Cemitério Cristo Redentor, em Santo André. Nascido em 24 de agosto de 1950, Geraldino foi ordenado diácono em 11 de outubro de 2014, dedicando sua vida ao serviço da Igreja e ao próximo. A celebração foi presidida pelo Padre William Mariotto Torres, e contou com a leitura de uma carta de condolências enviada por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, lida pelo Padre João Aroldo Campanha.

O Diácono Geraldino deixa um legado de fé, amor e serviço, que marcou a vida de muitos fiéis. Casado com Janete Aparecida Coutinho, ele foi pai de Sirlei, Vanessa e Jefferson, e sempre demonstrou profundo amor pela família e dedicação à missão diaconal.

Durante a homilia, o Padre William Mariotto lembrou da importância de vivenciar a fé com a certeza da vida eterna, mesmo em meio à dor da perda:

“É triste a despedida, a ausência física que o nosso irmão vai deixar entre nós. Mas todos os que ele amou, aconselhou e ensinou permanecem marcados por seu exemplo. Nossa esperança está na certeza de que, além desta vida, existe a verdadeira vida em Deus, onde o veremos face a face.”

O Diácono Marcelo Cavianto, coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos, também partilhou palavras de conforto, destacando que todo o amor vivido aqui na terra é levado para o Céu:

“Na glória de Deus, nosso irmão agora intercede por aqueles que ele deixou. Essa é a nossa fé e esperança: que a vida aqui é uma preparação para a vida eterna junto de nosso Pai.”

O momento foi marcado por lembranças carinhosas e pelo testemunho de quem conviveu de perto com Geraldino. Padre William recordou o início de sua amizade com o diácono na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em 2014, quando ele ainda era seminarista e Geraldino estava em formação para o diaconato:

“Lembro com carinho da primeira celebração da Palavra que ele presidiu como diácono, no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida. Sua alegria pela ordenação e sua devoção a Nossa Senhora marcaram profundamente aquele momento.”

Padre William também falou sobre as diversas ocasiões em que Geraldino o convidou para celebrar na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, e destacou sua dedicação à Paróquia Santa Luzia, São Carlos Borromeu, onde ele atuou junto ao Padre Edmar.

Nos últimos anos, o Diácono Geraldino enfrentou problemas de saúde, e, mesmo afastado das atividades pastorais, ele continuou sendo uma referência de fé e serviço. O último encontro pessoal entre Geraldino e o Padre William aconteceu em uma visita missionária à casa do diácono, um momento de partilha e acolhimento.

Ao final da celebração, o Padre William refletiu sobre a vida do diácono, citando a passagem da leitura: “A vida do justo está nas mãos de Deus”, e concluiu lembrando que Geraldino agora contempla a face de Deus, intercedendo por sua família e pela Igreja que tanto amou.

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino