Diocese de Santo André

Missa de envio dos seminaristas marca início de missão na Diocese de Barra do Garças, Mato Grosso

Na tarde do sábado, 18 de janeiro, a Paróquia Santo André Apóstolo, em Santo André, sob a presidência do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, foi celebrada a missa de envio dos seminaristas de nossa diocese, que partirão para uma experiência missionária na Diocese de Barra do Garças, Mato Grosso. A missão ocorrerá entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro e contará com a participação dos seminaristas das Casas de Formação de Filosofia e Teologia, além dos diáconos transitórios e dos reitores das respectivas casas: Padre Cleidson Pedroso de Souza, Padre Rudnei Sertório e Padre William Mariotto Torres, reitor da Casa Propedêutica.

Na homilia, Dom Pedro destacou o profundo sentido espiritual da missão. Inspirando-se no Evangelho das Bodas de Caná, o bispo convidou os seminaristas a refletirem sobre o simbolismo do vinho novo, representando o amor e a renovação trazidos por Cristo. Ele sublinhou que a missão não é sobre si mesmo, mas sobre o anúncio de Jesus e o testemunho do amor de Deus:

“Vocês não vão em nome pessoal, mas em nome da nossa Igreja. Essa é uma grande oportunidade para levar esperança e acolher aqueles que aguardam ansiosos pelo anúncio da Palavra.”

A homilia também reforçou o compromisso dos seminaristas em deixar um “rastro de bondade”, como verdadeiro reflexo de Cristo na convivência com o povo. Segundo o bispo, a missão não é turismo ou curiosidade, mas um chamado a conhecer as pessoas, partilhar a fé e levar a mensagem transformadora de Jesus. Ele exortou os missionários a cultivarem a coragem, perseverança e resiliência, especialmente nos momentos de dificuldade, lembrando as palavras do Papa Francisco sobre a necessidade de uma Igreja missionária e em saída.

Ao final da missa, Dom Pedro abençoou e enviou os missionários, reforçando que partem não em nome pessoal, mas como representantes da Igreja de Santo André. Ele destacou que a oração de toda a comunidade os acompanhará, sustentando-os nessa missão de anunciar a Palavra de Deus e testemunhar o amor de Cristo às pessoas que os aguardam.

Este envio representa mais que uma experiência formativa; é a vivência concreta do chamado missionário da Igreja, que se renova no amor de Cristo e no Espírito Santo. Que esta missão frutifique abundantemente, e que os seminaristas, diáconos e reitores retornem fortalecidos pela graça divina.

Veja o álbum completo de fotos, clicando aqui.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral