Diocese de Santo André

Padre Rogerinho assume a paróquia confiado à intercessão de Nossa Senhora da Assunção

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, acolheu no domingo, 17 de agosto, a posse do novo pároco, Padre Rogério Duarte Irmão, conhecido como Padre Rogerinho, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

No início da celebração, o chanceler do bispado, padre Camilo Gonçalves de Lima, fez a leitura da carta de renúncia apresentada pelo Padre Paulo Bezerra de Carvalho, que após anos de dedicação pastoral, deixa o ofício de pároco para cuidar de sua saúde. Em seguida, também foi lido o decreto de nomeação de Padre Rogerinho como novo pároco da comunidade.

Dom Pedro agradeceu pelos anos de entrega e zelo do Padre Paulo, recordando que seu ministério frutificou nesta paróquia e que, mesmo renunciando ao ofício, continuará servindo como sacerdote em Uso de Ordem na mesma comunidade.

Na homilia, o bispo conduziu a assembleia à contemplação do mistério da Assunção de Maria, padroeira da paróquia. Recordou que “a mulher vestida de sol é imagem da Igreja e de Maria, exaltada em corpo e alma, que continua a descer à terra para nos levar até Deus”. O bispo sublinhou que a vida de Maria, marcada pela humildade e pela obediência, é inspiração para todos os cristãos, pois “quem se humilha será exaltado, como aconteceu com a Mãe de Jesus”.

O bispo ainda convidou a comunidade a refletir sobre a dignidade do corpo humano, templo de Deus: “Nosso corpo é criação do Senhor, destinado à ressurreição. O mistério da Assunção confirma a unidade do nosso ser: corpo e alma devem glorificar a Deus”. Por fim, exortou a comunidade a caminhar unida com seu novo pároco: “Que, pela intercessão de Nossa Senhora, esta comunidade possa continuar sua bela história, agora junto ao Padre Rogerinho, amando cada vez mais a Jesus Cristo, nosso caminho, verdade e vida”.

Após a homilia, seguiram-se os ritos próprios da posse. Padre Rogerinho fez a renovação das promessas sacerdotais diante do bispo e da comunidade, assumindo novamente sua fidelidade à Igreja e ao ministério presbiteral. Em seguida, recebeu os símbolos do ofício paroquial: a chave da igreja, sinal de responsabilidade sobre o templo; a chave do sacrário, que o torna guardião da Eucaristia; a jarra batismal, pela missão de gerar novos filhos de Deus; e a estola roxa, que representa o cuidado com os penitentes e a misericórdia do Senhor.

Na continuidade da celebração, a comunidade apresentou seu gesto de acolhida ao novo pároco, que então dirigiu palavras de gratidão e entrega. Recordou que seu “sim” a Deus não pode ser apenas de lábios, mas de coração, alma e vontade. Agradeceu ao Padre Paulo pela dedicação à comunidade, à sua família pelos valores que o formaram e ao povo de Deus que sempre o apoiou. Disse que deseja ser “um humilde servo, para que Cristo cresça e eu diminua”, colocando-se inteiramente à disposição da missão que agora inicia.

A comunidade paroquial também manifestou seu carinho em palavras: “Com grande alegria damos boas-vindas ao nosso novo pároco, Padre Rogério Duarte Irmão! Que as palavras do Evangelho de São Mateus (5,16) ilustrem sua nova caminhada: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Nossa comunidade acolhe-o com carinho e disponibilidade cristã. Que Nossa Senhora da Assunção o abençoe e que sejamos fortalecidos na fé, no amor e no crescimento pastoral. Em nome de toda comunidade paroquial desejamos um fecundo ministério”.

Sob a proteção da Mãe Assunta, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção inicia um novo tempo, guiada pelo zelo pastoral do Padre Rogerinho e sustentada pelo testemunho fiel do Padre Paulo.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 18/08/2025

Padre Rogerinho assume a paróquia confiado à intercessão de Nossa Senhora da Assunção

Configurados a Cristo Servo, três novos diáconos são acolhidos pela Diocese de Santo André

Três corações entregues ao serviço: Wellington, Fernando e Maurício recebem o chamado ao diaconato

Com São Lourenço, diáconos renovam compromisso e candidatos dão passo na caminhada vocacional

Semana Nacional da Família: diocese inicia a semana com Hora Santa e se prepara para o 7º Simpósio Diocesano

JOVENS E CONFLITO DE GERAÇÕES

Frei Diogo Luís Fuitem: vida doada à Igreja e ao Povo de Deus

Nota de Pesar do Bispo Diocesano e da Diocese de Santo André

Nota de condolências pelo falecimento de Padre Frei Diogo Luís Fuitem, OFMConv.