Diocese de Santo André

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

No próximo dia 29 de novembro, às 16h, a Diocese de Santo André se reúne na igreja Matriz Santo André Apóstolo, na Vila Assunção, para um momento muito especial: a dedicação da matriz e a celebração do padroeiro da cidade e da Diocese.

A data tradicional de Santo André Apóstolo é 30 de novembro. Neste ano, porém, esse dia será o 1º Domingo do Advento, quando a liturgia pede que toda a Igreja se volte para o início do novo tempo litúrgico. Por isso, a festa do padroeiro foi antecipada para o sábado, dia 29, para que ninguém deixe de render graças a Deus pela vida e intercessão daquele que dá nome à nossa Igreja particular e à nossa cidade.

A escolha da Matriz Santo André para esta celebração não é por acaso. Fundada em 1911, ela é uma das igrejas mais antigas do Grande ABC e única paróquia dedicada a Santo André Apóstolo. Mesmo com toda sua história, ainda não havia recebido o Rito de Dedicação previsto pela liturgia. Agora, com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, a comunidade vai viver este gesto que consagra o templo definitivamente a Deus, com a unção do altar e das paredes e a oração de toda a assembleia.

Em carta enviada aos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, leigos, leigas e seminaristas, Dom Pedro convida toda a Diocese a participar. O bispo recorda que Santo André é padroeiro da cidade e da Diocese, e que esta celebração é também um pedido de proteção para o caminho que se abre com o 9º Plano Diocesano de Pastoral, tempo em que todos são chamados a renovar a disposição de servir e evangelizar.

A dedicação da Matriz Santo André e a festa do padroeiro diocesano são um convite para que cada fiel se reconheça também como “pedra viva” na construção da Igreja. Ao reunir padres, diáconos, religiosas, agentes de pastoral e povo de Deus em torno do altar, a Diocese renova seu desejo de caminhar unida, sustentada pela intercessão de Santo André, o primeiro chamado por Jesus.

📅 Dia: 29 de novembro
⏰ Horário: 16h
📍 Local: Igreja Matriz Santo André Apóstolo – Praça Presidente Vargas, 1, Vila Assunção, Santo André

Compartilhe:

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

DIA MUNDIAL DOS POBRES

nomeacoes

Decretos – 12/11/2025

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida reúne agentes no Santuário Senhor do Bonfim

Aos 19 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, catedral reúne agentes e celebra missão de cuidado

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado