Diocese de Santo André

Rebanhão mobiliza as dez foranias da Diocese de Santo André em dias de oração e missão no Carnaval

De 14 a 17 de fevereiro, a Renovação Carismática Católica (RCC) viveu, na Diocese de Santo André, dias intensos de encontro com Deus e de comunhão. Em unidade, mas com agendas próprias em cada forania, os rebanhões aconteceram em diferentes datas e locais, mantendo o mesmo propósito: oferecer ao povo um tempo de escuta da Palavra, reconciliação e vida comunitária, no contexto do Carnaval.

A iniciativa se inseriu no calendário nacional dos Encontros de Carnaval promovidos pela RCC do Brasil. Entre 15 e 17 de fevereiro, segundo a organização, foram realizados 1410 encontros, retiros e rebanhões em todo o país, com o tema “É Ele quem dá a todos vida”, inspirado nos Atos dos Apóstolos. A programação, nas diversas realidades, reuniu terço mariano, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração eucarística, confissões, momentos de animação e atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens.

Missa com Dom Pedro marca o rebanhão da Forania Diadema

No sábado, 15 de fevereiro, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a Santa Missa na Paróquia Imaculada Conceição, Matriz de Diadema, onde a forania viveu o rebanhão. Na homilia, o bispo situou o encontro como uma preparação concreta para a Quaresma, lembrando que aquele tempo vivido pela comunidade era também resposta a um Deus que já se faz próximo.

Dom Pedro recordou que “este é um ir ao encontro daquele que já estava nos procurando”, e ligou a experiência daqueles dias à vida interior, afirmando que a Igreja se aproximava de um período privilegiado: “na quarta-feira de cinzas começamos esse período… e vocês quiseram se preparar”.

Ao comentar as leituras, o bispo apontou o contraste entre a “sabedoria do mundo” e a sabedoria de Deus revelada em Jesus Cristo. Ele descreveu a primeira como uma visão centrada no próprio ser humano, marcada por seguranças frágeis, e alertou para os caminhos que prometem liberdade, mas terminam em escravidão. Como exemplo, mencionou a ilusão de escolhas que parecem autônomas, mas acabam por aprisionar.

Na sequência, Dom Pedro conduziu a assembleia ao coração do Evangelho ao lembrar que Jesus não veio abolir a Lei, mas levá-la à perfeição. Para isso, insistiu na coerência interior: “não basta cumprir a lei do lado de fora, precisa ser do lado de dentro”. Com uma imagem simples, comparou a vida espiritual a uma casa que pode estar bonita por fora, mas deteriorada por dentro. E completou: “Jesus veio para renovar o nosso coração, nosso interior”.

Ao falar das bem-aventuranças, retomou o chamado à pureza de coração como condição para uma vida reconciliada, capaz de gerar paz. Ele também recordou a orientação de Jesus sobre a reconciliação antes da oferta, reforçando que a fé cristã passa pela cura das divisões internas e pelo compromisso real com o amor.

Dom Pedro encerrou pedindo que a comunidade acolhesse o ensinamento de Cristo com mais profundidade e invocou o Espírito Santo como força para colocar em prática o que o Evangelho pede. “É Ele que… nos dá força, o dinamismo para praticar”, afirmou, ao recordar o Paráclito como aquele que conforta, ampara e sustenta no combate interior.

Agradecimentos ao fim da celebração

Ao final da Missa, membros da RCC expressaram gratidão pelo caminho vivido, recordando elementos centrais desses dias, como a escuta da Palavra, a confissão e a efusão do Espírito Santo, além do acolhimento da paróquia e de todos os que colaboraram para a realização do rebanhão. Em gesto de carinho, foi entregue ao bispo uma lembrança: uma imagem de Santa Elena Guerra, associada à espiritualidade voltada ao Espírito Santo.

O assessor eclesiástico da RCC na Diocese, Padre Fernando Oliveira do Nascimento, também dirigiu uma breve mensagem à assembleia. Ele contou que, no mesmo fim de semana, esteve em outro rebanhão, onde permaneceu por mais tempo atendendo confissões após um momento de adoração, e mesmo assim fez questão de passar por Diadema. “Estou fazendo esforço de estar em todos os rebanhões aí da nossa diocese… a missão ela nos chama”, disse, pedindo compreensão por estar sem voz e reforçando sua disponibilidade e oração pela caminhada da RCC.

O pároco da matriz, Padre Dayvid da Silva, agradeceu a presença de Dom Pedro e dirigiu palavras de acolhida aos participantes, reafirmando que a comunidade paroquial recebia a todos com alegria e proximidade.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral