Diocese de Santo André

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra, em Mauá, celebrou na sexta-feira, 6 de fevereiro, a posse do Pe. João Paulo de Oliveira, CSsR, no ofício de pároco. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença do superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Marlos Aurélio, CSsR.

Dentro do rito, a celebração seguiu com a leitura do decreto de nomeação, dando publicidade à missão confiada ao novo pároco. Na sequência, Pe. João Paulo realizou a Profissão de Fé, diante do bispo e da assembleia. A Liturgia da Palavra prosseguiu e, após a segunda leitura, Dom Pedro entregou o Evangeliário ao sacerdote; em seguida, o novo pároco proclamou o Evangelho, como sinal do lugar central da Palavra na condução pastoral.

Na homilia, Dom Pedro recordou os mártires do Japão, São Paulo Miki e companheiros, e retomou o Evangelho que narra a morte de João Batista, relacionando a firmeza do profeta às exigências do testemunho cristão. Em um trecho, afirmou: “Muitas vezes nós também… por seguir Jesus Cristo, devemos enfrentar oposição, incompreensão… mas devemos ficar firmes, como João Batista.” Ao tratar do medo como obstáculo à prática do bem, acrescentou: “O contrário da fé é o medo… é preciso que a força do Espírito Santo… nos ajude a superar o medo de fazer o bem.”

Ainda na homilia, o bispo agradeceu a presença dos fiéis em noite de semana e observou que Pe. João Paulo já era conhecido da comunidade, por ter servido no último ano como vigário paroquial. Dom Pedro pediu oração pelo novo pároco e situou a continuidade do trabalho pastoral a partir do que a paróquia já vinha realizando, com atenção à dimensão missionária.

Concluída a homilia, o rito prosseguiu com a renovação das promessas sacerdotais. Na sequência, Dom Pedro realizou a entrega dos símbolos ligados ao cuidado pastoral: chave da igreja, chave do sacrário, jarra batismal e estola roxa. Em seguida, Pe. João Paulo fez o Juramento de Fidelidade, tocando os Santos Evangelhos, conforme a forma prevista para a tomada de posse.

No final da missa, a comunidade dirigiu palavras ao novo pároco e resumiu o acolhimento: “Receba o nosso abraço fraterno e a certeza de que esta paróquia é também a sua casa.” Na sequência, o Pe. Marlos Aurélio situou o início do ministério do novo pároco no horizonte da missão e da presença redentorista na paróquia, afirmando: “A igreja tem uma missão, a igreja é missão.” Ele também destacou o processo vivido no último ano para uma transição serena: “Chegou o tempo que o padre João Paulo veio morar aqui… isso favoreceu muito que a gente pudesse fazer uma transição tranquila.”

Em sua palavra, Pe. João Paulo agradeceu ao bispo diocesano, ao provincial e aos confrades, citando a comunidade e o trabalho realizado anteriormente na paróquia, com menção ao Pe. Barreiro, paróco anterior, e lembrou que a paróquia vive o jubileu de prata de sua criação e indicou o modo como pretende conduzir a missão: “Desejo realizar… um trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo.”

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral