Diocese de Santo André

À luz de São Pedro, seminaristas realizam retiro anual

Os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André concluíram, na sexta-feira, 13 de fevereiro, o retiro anual que iniciou dia 10 de fevereiro, realizado no Centro de Espiritualidade, Casa de Retiro Mary Ward, em Itapecerica da Serra. O retiro, conduzido pelo Pe. Edson Luís Andretta, da Diocese de Amparo, teve como tema “Pedro é cada um de nós”.

Ao longo dos dias, os seminaristas viveram momentos intensos de silêncio, oração e meditação, aprofundando a figura do apóstolo Pedro como espelho da própria caminhada vocacional, marcada por generosidade, fragilidade, confiança e missão.

Na noite que antecedeu o encerramento, o grupo participou da celebração da Santa Missa e da Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento. Em seguida, houve adoração durante toda a noite, organizada em turnos de três seminaristas por hora, totalizando mais de dez horas de oração contínua. Ao amanhecer, rezaram as Laudes e receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.

O retiro foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini. Logo no início da homilia, o bispo chamou cada seminarista pelo nome, gesto que evidenciou a dimensão pessoal do chamado vocacional. Recordou que a vocação nasce da proximidade com Jesus Cristo, que chama cada um de maneira concreta e única.

Dom Pedro comparou o retiro a um farol que ilumina o caminho formativo ao longo de todo o ano. Ao refletir a liturgia da Palavra, insistiu na necessidade de saber ouvir a voz de Deus. Quando não há escuta, afirmou, surgem divisões, desagregação e perda da comunhão.

Ao comentar o Evangelho da cura do surdo e mudo, destacou que Cristo abre os ouvidos e solta a língua para que seus discípulos possam ouvir e anunciar a Palavra. É o Espírito Santo quem fortalece para a missão e sustenta a fidelidade ao chamado.

Retomando a figura de São Pedro, meditada durante o retiro, o bispo recordou o caminho do apóstolo, chamado, queda, reencontro e envio, sublinhando o ensinamento de Jesus sobre o pastoreio, que nasce do amor e da intimidade com Ele.

Ao agradecer às Irmãs da Casa de Retiro Mary Ward pela acolhida e ao Pe. Edson pela condução das meditações, Dom Pedro reforçou que o tempo de formação é uma resposta concreta ao amor de Deus, que se traduz na disposição de entregar a própria vida ao serviço do povo. O retiro se encerra, mas permanece como referência interior para a caminhada de cada seminarista ao longo do ano formativo.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?