Diocese de Santo André

3 mil jovens dizem sim ao chamado de Dom Pedro

“Vou contar um segredo: Esta é a melhor juventude do Mundo”

Imagine você andar por duas horas e meia sob um sol forte e depois participar da Santa Missa, em pleno domingo à tarde, ao invés de ficar com família ou amigos. Imaginou? Bom, esta foi a escolha de três mil jovens da Diocese de Santo André que participaram da Santa Missa do Domingo de Ramos, que, pela primeira vez, contou com a presidência do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Sacerdotes da Diocese também concelebraram a cerimônia.

Os jovens fiéis se reuniram por volta das 14h30 no Paço Municipal de Santo André para o início da Santa Missa e andaram pelas ruas do Centro da cidade em procissão. Animado, Dom Pedro seguiu a caminhada a pé, andava no meio do povo para cumprimentar a juventude e continuou a Celebração na Praça da Catedral do Carmo. Ao fim da Santa Missa, Dom Pedro, que pediu para todos entrarem na Catedral pela Porta Santa, devido ao Ano da Misericórdia, elogiou os jovens. “Vou contar um segredo: Esta é a melhor juventude do Mundo”.

Em sua homilia, o pastor da Igreja do Grande ABC destacou o início da Semana Santa em que Jesus sofre, morre por todos e ressuscita. “Jesus é o amor e Ele sabe que somente o amor vence porque o amor pode tudo. Nossa fé deve gerar seguidores de Jesus. Ser seguidor de Jesus é ser apaixonado pelo Evangelho e identificar-se com o projeto de Jesus, sair de si”, explicou Dom Pedro.

O bispo recordou que Jesus é o Senhor de tudo. “Quanto mais a noite fica escura, mais perto está do amanhecer. Esta é a dinâmica pascal. Esta é a vitória de Cristo e nossa também. E vamos celebrar isso na Semana Santa. Cristo morreu, mas Deus intervém, acolhe seu amor e o exalta, o torna Senhor. Tudo está na mão Dele. Ninguém tem mais poder que Cristo no mundo, Esta é a nossa fé”, disse.

Dom Pedro pediu para que todos se mantenham firmes porque Deus está no comando. “Não podemos olhar para o futuro apenas a partir dos nossos cálculos, das nossas previsões. O modo de agir de Deus pode parecer muito distante, mas pode aparecer na verdade. Somente Deus tem a última palavra. Vamos nos libertar pelo Evangelho”, concluiu.

Para o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Ademir Santos Oliveira, a unidade dos jovens com a Igreja é um dos pontos a ressaltar nesta festa, já tradicional na Diocese de Santo André. “Destaco a proximidade do bispo com juventude em toda a caminhada, alegria dele é contagiante, toda a palavra de esperança e este anúncio da misericórdia, com os jovens atravessando a Porta Santa. É uma festa única de experiência dos jovens na Diocese. É uma festa da unidade”, destacou o sacerdote.

Segundo a coordenadora do Setor Juventude, Jéssica Leite da Silva, o Domingo de Ramos também virou um dia para rever os jovens da Diocese. “Também se torna um dia de reencontro, uma confraternização comparada à Jornada da Juventude. Dom Pedro tem esta característica de cativar o jovem”, disse Jéssica.

Fala a Juventude

1 – Paulo Henrique Carvalho da Silva, 17, Paróquia São Geraldo, Santo André

“É a terceira vez que estou participando e está sendo maravilhoso. Antes eu vim como aluno de catequese e agora estou como catequista de jovens e adultos. Venho também para incentivar outros jovens”.

2 – Vinícius Menezes, 15, Paróquia Nossa Senhora da Esperança, Santo André

“Estou aqui por amor a Jesus. É muito lindo ver toda esta juventude reunida aqui. Estou muito feliz porque é a primeira vez que venho”.

3 – Maisa da Costa Gomes, 19, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Diadema

“Estou aqui por causa de Jesus. Somente Ele faz que eu enfrente este sol forte. Estou muito feliz em participar. É minha primeira vez”.

4 – Lucas da Silva Alves, 15, Nossa Senhora das Graças, Santo André

“Nunca tinha vindo e estou aqui para conhecer. Está sendo bem legal, uma experiência maravilhosa em minha vida”.

5 – Diogo Ribeiro Martins, 16 anos, Nossa Senhora da Boa Viagem, São Bernardo

“Estou vivendo um momento maravilhoso em minha vida com esta caminhada. Nos fortalece na fé. Ficamos mais próximos de Cristo”.

6 – Gustavo Ferreira da Silva, 14, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, São Caetano

“É a primeira vez que venho. Vim por causa do grupo de jovens e falo que está fortalecendo minha fé. Eu quis vim mesmo e está sendo muito bom”.

7 – Samila Ribeiro Oliveira, 17, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Santo André

“Estava com muita vontade de conhecer como era este encontro do bispo com os jovens. É uma energia que contagia e é muito bom se identificar com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você”.

8 – Wagner Moura, 20, Paróquia São José Operário, Santo André

“Esta é a minha primeira vez. É um chamado de Deus em forma de amizade, dos meus amigos que sempre me chamaram. E o anjo da guarda falou para eu vir”.

9 – Leandro Gabriel de Souza, 17, Paróquia Santo Antônio, São Bernardo

“Gosto de participar dos eventos de Igreja e estou gostando de participar deste. A alegria dos jovens nos incentiva a continuar”.

10 – Ir. Irenildes Santos, 38, Congregação Pias Operárias de São José (Atuam na região da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo).

“É uma alegria imensa estar aqui. Uma grande motivação para nós, da vida consagrada. Trouxemos 320 jovens da Pastoral da Crisma. Estão todos muito felizes”.

IMG_2298 IMG_2297 IMG_2296 IMG_2295 IMG_2279 IMG_2278 IMG_2276 IMG_2275 IMG_2274 IMG_2273 IMG_2272 IMG_2271 IMG_2268 IMG_2267 IMG_2266 IMG_2265 IMG_2263 IMG_2262 IMG_2261 IMG_2260 IMG_2257 Gustavo Diogo

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025