Diocese de Santo André

Fiéis destacam palestra sobre a caridade de Dom Pedro

A tarde do dia 21 de maio, sábado, foi especial para os servos do Ministério da Caridade que participaram do encontro com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A atividade faz parte da Visita Pastoral Missionária à Região Santo André – Centro.
O encontro começou com a Santa Missa em Solenidade da Santíssima Trindade – foi celebrada a liturgia de domingo, dia 22 – presidida por Dom Pedro e concelebrada pelos sacerdotes Pe. Jean Rafael, pároco local, e Pe. Guilherme Melo Sanches, secretário episcopal. Logo após a celebração, os fiéis assistiram à palestra do bispo.
Segundo eles, Dom Pedro reanimou a caminhada de cada um para o trabalho social. “Eu amei porque o bispo fala com a alma. É muito importante ter esta colaboração do bispo, com ele arrebanhando mais pessoas e, também, estarmos unidos nessa missão. É uma pessoa simples e isto nos motiva para seguir”, destacou Ivone Alexandroni Ferrari, da Pastoral da Pessoa Idosa.
Para Roberto de Carvalho do Projeto Juventude Esperança do Amanhã (Jeda), as palavras de Dom Pedro possibilitaram uma reflexão na atividade diária. “Ele abordou a caridade e a profundidade do amor incondicional muito bem. Todo este aprendizado, com a caminhada que a gente desenvolve, sempre é bom parar para fazermos uma reflexão daquilo que é o amor. Com a graça de Deus, podemos realizar uma caminhada feliz, mesmo com as dificuldades”, disse.
Efigênia Eunice Modesto Radael, da Pastoral da Criança, ressaltou que foi melhor que uma tarde de aprendizado. “Cada palestra que temos de Dom Pedro é uma formação, foi excelente para colocarmos em prática nas nossas atividades. Ele tem o dom da palavra e sabe como nos incentivar para realizarmos nosso trabalho com amor”, disse Efigênia.
Palestra
Dom Pedro destacou que todo o trabalho pastoral precisa ser feito com amor, porque sem amor nada adianta, como recorda São Paulo aos Corintos. O bispo, inclusive, disse um testemunho de uma visita pastoral. “Visitei uma senhora que cuida do irmão paralitico na cama, do pai de 92 anos e de duas netinhas. Ela já foi operada do coração e tem paralisia em uma das mãos. Pensa que ela é triste? É alegre porque o que ela faz dá uma felicidade que ouro nenhum compra. A caridade, o amor para com o próximo é fonte de uma alegria que ninguém explica”, disse Dom Pedro.
O bispo ressaltou que a Igreja tem um serviço de caridade enorme no Brasil e no mundo. “A Igreja participa ativamente na promoção do ser humano. A Igreja tem doutrina social, que destaca dignidade da pessoa, o uso dos bens partilhados. Todo mundo que tem deve ajudar quem não tem sem fazer lei, falava Papa João Paulo II”, recordou. “Há muitos projetos que ajudam a promoção das pessoas, mas que devem visar que as pessoas, quando possível, andem com as próprias pernas. Se a pessoa pode trabalhar, ela não vai querer viver de esmola”, salientou.
Ele também pediu para que ninguém fique preocupado, mas confiar em Deus. “Nosso mundo é regido por uma economia sem coração, que visa o lucro, mas Deus não se compromete com este mundo perverso. Ele se compromete com quem faz o que Ele pede, com a caridade”, completou o bispo.
Servidos pelo bispo
Após a palestra, todos se confraternizaram no salão da paróquia e os membros da Pastoral da Caridade foram surpreendidos ao serem servidos justamente pelo bispo Dom Pedro e o Pe. Jean.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André