Diocese de Santo André

Museu da “Sagrada Família” dialoga entre a educação da fé e a arte

Aos poucos vai tomando forma o Museu Sagrada Família Catequese e Arte, uma iniciativa de Padre Jordélio, um amante das artes, que desde quando chegou à Matriz Sagrada Família, no Centro de São Caetano do Sul, se entusiasmou com a beleza do templo. Em 2012, na comemoração dos 75 Anos de fundação da “Matriz Nova”, surgiu a oportunidade para tal ampliação: uma obra onde passado, presente e futuro se unirão no projeto do Museu Sagrada Família – Catequese e Arte.

A igreja fica na Praça Cardeal Arco Verde, no Centro de São Caetano do Sul, onde na manhã desta quarta-feira (14/09) foi celebrada a missa pelos 200 anos da fundação da Ordem Religiosa dos Estgmatinos, cujos padres administram esta paróquia desde a sua origem, nos idos de 1940.

Após a missa, em procissão, foi levada a relíquia de São Gaspar Bertoni, que agora ficar em local de destaque no museu que até o final do ano deverá ser inaugurado. E quem acompanhou o cortejo teve a alegria de visitar as dependência e receber as informações de Padre Jordélio, que disse: “Mais do que um Museu, ele será um recanto de diálogo entre Educação da Fé e Arte, através de formação catequética permanente; para todos aqueles que o visitarem e nele compartilharem de suas diversas formas de expressão”.

O Museu que está em sua fase final de construção, pode ser compreendido por quatro estágios que envolvem o caminho de fé, desde o querigma, ou seja, o primeiro anúncio de Jesus Cristo, passando pelo ensino progressivo da fé, até chegar à porta pelo qual o visitante faz sua escolha definitiva, de aceitar, ou não, a Palavra de Deus e caminhar sob a orientação do Evangelho.

Para conferir todas as fotos, clique no link abaixo:

 https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157673870203115

 

 

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025